domingo, 18 de novembro de 2007

AVISO






Quando eu envelhecer
vou usar púrpura
com chapéu vermelho,
que não combina
nem fica bem em mim.
Vou gastar a pensão com uísque
e luvas de verão,
sandálias de cetim - e dizer
que não temos dinheiro para a manteiga.
Vou sentar na calçada quando me cansar,
devorar as ofertas do supermercado,
tocar as campainhas,
e passar a bengala nas grades das praças
e compensar toda a sobriedade da minha juventude.
Vou andar na chuva de chinelos,
apanhar flores no jardim dos outros
e aprender a cuspir...

A gente pode usar camisas
horríveis e engordar à vontade
comer um quilo de salsicha de uma vez
ou só pão com picles a semana inteira
juntar canetas, lápis, bolachas de cerveja
e coisas inúteis em caixinhas.



Mas por enquanto, temos de
usar roupas que nos deixem secos,
pagar aluguél, não dizer palavrão na rua
e ser um bom exemplo para as crianças.
Temos de ler jornal e convidar amigos para jantar.



Mas quem sabe eu deveria treinar um pouco agora?
Assim os outros não vão ficar chocados demais
quando, de repente,
eu for velha e usar vestido púrpura, me sentar no chão,
dar boas gargalhadas, não cumprir horários,
falar com desconhecidos,
entrar sem pedir licença,
me divertir na rua, e...
começar tardiamente a fazer tudo
o que eu tinha que ter feito a vida toda.



(Jenny Joseph)

Nenhum comentário: