sexta-feira, 2 de abril de 2010

BBB-10: O BRASIL SERIA MESMO UM PAÍS DE TOLOS?


Com a escolha do Marcelo Dourado para vencedor do BBB-10, com uma votação simbolicamente igual à população brasileira, realmente, nós precisamos parar e rever com muita seriedade nosso padrão de evolução, cultura, ética e desenvolvimento humano. Primeiro, porque damos margem para que esta palhaçada exista. Segundo, assistindo ou não a este programa patético, é impossível não saber de tudo que ali ocorre, pois o monstro global é unipresente em todos os momentos. Para nos ocultar do BBB, só se nos trancarmos num quarto de olhos e ouvidos hermeticamente tapados. E terceiro, que, com ou sem meios para isto, nós votamos religiosamente enchendo os bolsos da mesma globo que nos aliena de tudo, para que ela faça a sua própria fortuna e a dos Dourados da vida.
Desde o primeiro dia deste famigerado BBB-10 que estou cantando a mesma pedra: - "Este programa foi feito para o Dourado ganhar o prêmio." "Alguma razão têm a Globo e o seu mascote Bial para manipularem as coisas, alterarem as regras das provas, editar imagens que interessam para "endeuzarem" esta figura, etc. Pois só sendo muito tolo e muito ingênuo para não compreender os biquinhos e gracejos - um tanto efeminados demais - do Bial, a personalidade, a pouca inteligência dos demais participantes e tudo mais que demonstra a montagem grosseira da manipulação do prêmio pago pelo povo brasileiro, não raro, em troca das moedas que comprariam o leite para crianças famintas dentro de casa.
O que acontece de fato é que, no BBB-4, o mesmo Marcelo Dourado que saiu do programa sem receber nada, sofrendo retaliações outras por parte da Globo e alegando o exagero da exposição de sua imagem, entrou na justiça contra a Rede Globo de Televisão, que foi condenada a pagar o prêmio ao então ex-BBB, o que daria hoje, com juros e correção monetária, os exatos um milhão e meio de reais, o que ele acabou de faturar.
A Globo poderia pagar o prêmio de outra forma, mas teria igualmente de desembolsar uma grana alta para um outro ganhador dentro do esquema normal. Mas, sequiosa de ambição por esta migalha que para ela significa, criou a gangue Boninho/Bial, com o que poderia economizar um bom dinheiro e criar um novo esquema do programa, ainda que meio torto e esquisito. Mas que, para a inteligência e criticidade do telespectador brasileiro seria muito bom. E melhor ainda, ninguém perceberia esta estratégia maquiavélica.
Pois então, na 109ª Vara Cível da cidade do Rio de Janeiro, corre um processo movido pelo Senhor Marcelo Pereira Dourado contra a Rede Globo de Televisão. E que, o Juiz Dr. Luiz Sérgio Alves Santarém, deu, em primeira estância ganho definitivo de causa para Dourado, tendo em vista a gravidade dos elementos por ele expostos. A não ser por isso, jamais a Rede Globo o convidaria para voltar ao programa. Basta ver no youtube, por exemplo, as várias colocações que o Marcelo Dourado fez ao sair do BBB-4, quando deixou o reallity-show, dizendo cobras e lagartos a respeito da emissora e do programa. Confira e veja você mesmo se a esperta Globo poderia, espontaneamente, depois de tudo, convidá-lo a voltar a pisar em sua e casa, e, mais ainda, nas mesmas condições de antes.
E nós, população brasileira pagamos o vlaor principal, as custas e as multas do processo, com os votos imbecis que damos e ainda nos consideramos felizes e premiados. Seríamos mesmo um país de tolos? Quando será que a Globo abrirá um paredão ridículo e não receberá sequer um voto? Eu gostaria muito de viver para ver este dia chegar. Será que viverei por pelo menos uns 1500 anos? Talvez mais?
E os BBB's, "coitados, tão bobinhos", se servindo de chacotas, como a tonta da Lia se desmanchando em cachoeiras, a Maroca conversando pelos cotovelos, o Cadu gastando sua já minúscula inteligência, a avoada Fernanda achando ainda que uma mulher iria ganhar, etc. etc. etc. E até na final, os valores foram invertidos. O Cadu, por exemplo, o melhorzinho deles foi o último classificado. Mas também, sendo um autêntico MMPC - muito músculo e pouco cérebro - a sua inteligência discreta fez com que ficasse ligado a amizadezinhas piegas e não fez muita coisa inteligente que poderia ter feito em favor dele próprio. E o que dizer da mentira deslavada do BBB da diversidade, que nada mais fez do que mostrar de que ali não é lugar para homossexual algum,colocando os coloridos num ambiente fálico, homofóbico, e, no final de tudo, altamente preconceituoso. Um horror.
A dissimulada e morna Fernanda, sagaz oportunista ficou nem segundo plano. Enquanto o líder, o grande campeão Dourado é o símbolo vivo da homofobia sim, da prepotência, da mesquinhez, do individualismo exacerbado: um psicopata. Basta ver a forma como ele tratava "os diferentes" do programa, embora dissimuladamente. Lembro que numa festa quando começou a tocar a música Robocope gay, dos Mamonas Assassinas, ele que cantava e dançava, parou na hora, trancou a boca e se sentou num canto até o exato momento em que acabou a música. É truculento, preconceituoso, violento, burro, sem educação, sem ética, sem princípios até nas atitudes íntimas, incluindo os arrotos à mesa, as colocações indiscretas e pouco oportunas. Extremamente egoísta, dissimulado, frio, arrogante, insensível, um verdadeiro animal, a quem a Rede Globo vem mitizar dentro de nossas casas e aos olhos de nossas crianças, como se ensinasse a elas que é este o caminho a seguir, numa sociedade como a nossa, ávida e necessitada de valores antagônicos a estes.
O que eu não acredito é que a esta altura da evolução da humanidade, nós brasileiros ainda nos deixamos cair neste tipo de armadilha, nos levando pelos faniquitos do Bial, pela sua postura pouco respeitosa para com o povo que paga o seu salário milionário. O Brasil trocou o tempo todo a bondade pela truculência, a honestidade pela esperteza, a sinceridade amorosa pelo preconceito, a homofobia, o egoísmo. E no final das contas restaram os piores exemplares para disputarem a malfadada final do jogo, dando às gerações mais jovens um péssimo exemplo do que seja uma conduta cidadã e correta frente aos conflitos que todos enfrentamos e enfrentaremos no futuro que espera este país.
É, o Brasil involui a cada dia. Mas também com a nossa Globo, o nosso catolicismo, a nossa educação, carnaval e o nosso futebol nada e nem ninguém irá nos segurar rumo ao abismo incomensurável. E programas como o BBB e, mais especialmente, o BBB-10 significam um grande impulso neste sentido. Vamos começar a agir começando por incluir em nossa idumentária de todos os dias, o nariz de palhaço. Por que é o que ainda somos, e, justamente, no pior sentido da palavra. Assim como é uma vaca a Lia, do mesmo BBB-10, é claro.
________
Átilla Bontempo da Motta Fraga
Assistente jurídico e estudante de Jornalismo.
Rio de Janeiro/RJ

Um comentário:

Unknown disse...

JÁ ESTAMOS DISPONIBILIZANDO VIA E-MAIL NOSSOS NOVOS CARTÕES DO BOLSA PALHAÇO (MODELO ACIMA), PARA TANTO OS INTERESSADOS QUE PATRIOTICAMENTE QUISEREM OSTENTAR EM SEU BLOG OU SITE, POR FAVOR FAÇAM UM COMENTÁRIO, COLOCANDO NO MESMO O NOME A SER IMPRESSO NO CARTÃO E O E-MAIL! PRECISAMOS DIFUNDIR ESTA IDEIA! AFINAL TODOS TÊM DIREITO! POR QUE NÃO NÓS? VEJAM A REPORTAGEM CLICANDO NO LINK "VOZ DO CIDADÃO": http://eticamicina-5mg-3vezes-ao-dia.blogspot.com/