sexta-feira, 12 de outubro de 2007

PERGUNTAS SOBRE AS ESCOLAS. COITADAS!

Quando será que as Escolas e seus profissionais irão evoluir para prestar os serviços que realmente julgam que já realizam?
Coitados.
Será que algum dia os educadores entenderão que agindo desta forma muito mais deseducam, confinam, adestram, deformam e conformam as pessoas; adequando-as às misérias e maldades do mundo fazendo com que estas se perpetuem?
Coitados!
E os alunos, algum dia serão respeitados e poderão, por exemplo, chamar seus professores por você e pelo próprio nome ou serão eternamente coagidos a chamá-los de "tios" e "tias", repassando uma afetividade absolutamente mentirosa e que facilita a lavagem cerebral que sofrem?
Coitados!
Poderão ir com a roupa que quiserem, ter horários flexíveis, estudar assuntos que interessam, dedicarem às suas predileções, sem ter que ser verdadeiros gênios, obrigados a alcançarem médias altas nas mais antagônicas áreas do conhecimento? Coitados!
Ou serão eternamente obrigados a estudarem este monte de besteiras, a internalizar culturas absolutamente inúteis que não servem para nada, submetidos a estas provas imundas e maquiavélicas para que nunca aprendam aquilo quede fato necessitam para viver melhor e com dignidade?
Coitados!
E as faculdades de educação, estas deixarão de ser a cozinha das universidades e terão coragem para enfrentar o desafio de uma educação comprometida ideologicamente com as elites do mundo e impingindo à miséria, à fome, à opressão e à violência às massas populares educadas pelos pseudo-educadores que elas dizem formar?
Coitadas!
Para que servem os uniformes, para negligenciar, para varrer a pobreza para debaixo do tapete porque vê-la pode incomodar? A cor da roupa, o seu modelo influenciam na aprendizagem, ou é apenas para vender uma falsa igualdade social para que os mais ricos continuem mais ricos e não sejam incomodados pelos mais pobres que são induzidos a acreditar que não o são. Pois a final se vestem e se apresentam de forma igual, desrespeitando os gostos e os desejos dos educandos?
Coitados!
Por que temos que ter a chamada linear dos alunos para garantir a presença, dentro do espírito de Foucault de vigiar e punir? Não seria mais justo aulas melhores, convidtivas, interessantes que por si, desencadeariam o interesse dos alunos em frequentá-las e não terem de passar por este sacrifício cotidiano como treinamento para aguentarem depois as empresas chatas, os ambientes encípedos e as políticas públicas a serviço dos ricos?
Coitados!
Será que algum dia os professores deixarão de ensinar o que os alunos têem aprender para se adequarem naturalmente a um sistema iníquo de exploração e de miséria e passarão a ensinar o que o aluno de fato precisa saber para viver melhor e com mais intensidade? E por não fazerem isso precisam de enfrentar a resistência natural e a indisciplina de seus alunos?
Coitados!
Por que afinal, as escolas são tão ingratas, pérfidas, perversas e trabalham contra as condições e a vida de seus alunos - principalmente dos pobres -, fazendo um esforço brutal para perpetuarem o valor do capital, a formação de mão-de-obra barata e dócil perpetuando assim as diferenças sociais gritantes e com elas os crimes horripilantes, a corrupção que nos amedronta, as doenças, a devastação da natureza?
Coitadas!
Será que algum dia os diretores de escola, coordenadores, professores, servidores irão desconfiar disso? Será que leram ou lerão Bourdieu, Paseron, Paulo Freire, Marilyn Ferguson, Fritjof Capra, Savianne, Guiraldelli, Chauí, De Gregori, - por exemplo - e entendem o papel da escola como o mais importante aparelho ideológico a serviço do Estado opressor? Como uma forma de manipular as pessoas?
Coitados!
Os educadores precisam entender e dar respostas efusivas ao papel e à meta emburrecedora e alienante da Escola para fazer funcionar - e bem - o capitalismo explorador, opressor, corrupto, periférico e violento?
Coitados!
As escolas abandonarão algum dia a pobre e ridícula sala de aula, onde é fácil manipular e manter o poder da elite (professor) contra a massa inocente dos alunos? Coitados?
Por que as escolas não diversificam seus métodos a serviço das diferenças individuais ? Por que os educadores não entendem que o seu salário reduzido é uma estratégia política para se manter o famigerado fracasso da escola pois o capitalismo que temos só funciona com gente burra, ignorante, mal-formada, dócil e obediente aos rigores da injustiça social, que é o que elas produzem com a maior eficiência.
Coitadas!
Por que os diretores e demais autoridades escolares são verdadeiros cães-de-guarda dos interesses da burguesia? Os orientadores educacionais e os pedagogos então, estes são os piores... Categorias profissionais formadas por boa parte de gente não-resolvida e que tem que descarregar nos alunos, disciplinarmente, suas mágoas e frustrações. Um horror. Um crime silencioso contra a espécie humana?
Coitados!
E as velhinhas do MEC, por que são tão funcionalistas, burocráticas, antigas, bitoladas, muito chatas e inúteis, chegando mesmo a serem ridículas e objeto de chacota dos mais sensíveis e perceptivos? Coitadas! Carregam uma visão absolutamente funcionalista onde o que está escrito nos diários e nas fichas ensebadas é, de fato, muito mais importante do que é feito. Pedem, suplicam, obrigam a refazer os diários, mas nunca pediram o professor para re-fazer o trabalho pedagógico que aquele diário possa representar.
Coitadas!
Pobres educadores e pobres educandos. Ingênuos, puros, incautos e inocentes úties a serviço da opressão das elites sedentas de poder e de riqueza.
Coitados.
O que fazer? Incendiar as escolas? Proibi-las de funcionar? Precisamos recomeçar. Há tudo por se fazer pela educação que continua retrógrada, elitista, capitalista, classificatória e criminosa, fazendo tudo para perpetuar o caos que tanto critica e em função do qual tanto sofre.
Coitada!!!
Como a educação e as escolas só funcionam por meio da ação de uma maioria absolutamente burra, subserviente, ideologacamente fria e humanamente covarde?...
Coitadas!!!
Coitados de todos nós!!!...

(Antonio da Costa Neto)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá moço!
Concordo em gênero e número. Discordo em grau!!!!

Será que já não está na hora de oferecer alternativas??? rsrs

Beijos carinhosos,
Vera