quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A MAIOR ATRIZ DO MUNDO



Falo de Cássia Kiss, esta mulher brasileiríssima mais que exuberante na arte de representar. Ela tem um ohar que mata. Um postura esguia, uma palmeira que marca: altiva, orgulhosa, belamente impositiva. Uma expressão 'shakspieriana' na mais exata expressão da palavra. Cássia é um verdadeiro rei Lear de saias. Já adorava. Mas depois da famigerada Zilda da novela Eterna Magia, concretizou-se a paixão. A admiração, o encantamento.
Seu também que como pessoa ela é ótima, simples, humilde, graciosa, boa. Mãe de toda uma intrépida trupe que cuida e educa com amor e intensidade. Uma deusa dos palcos, ante os holofotes e a vida. Cássia é das poucas atrizes que independe de diretores. Ela é ótima em todos os canais, situações, parceiros de cenaa, palcos e telas. Cada personagem é uma pessoa distinta, com seus egos, suas reentrâncias, suas malícias.
Faz bem desde a mãe submissa e passiva de Bicho de 7 cabeças, até a estúpida e louca Zilda de agora. É multimídia, é fabulosa. Não tenho palavras - e olha que as tenho - para descrever o meu encantamento com sua voz, a grandiosidade de seus gestos, a forma debulhada como exprime cada sílaba, quase cada letra das palavras que pronuncia.
Suas roupas viram mágicas túnicas. Suas mãos leves e, ao mesmo tempo, bruscas, enchem a cena, não deixam que os olhos do públiquem repousem por um só momento, ávidos de sua luz, do aprendizado, das coisas que ela faz mudar em nós.
Uma figura insubstituível, um presente da nossa arte e a ela. É muito bom. É uma alegria intensa termos esta jóia rara, este diamante lapidado. Esta Cássia Kiss absolutamente maravilhosa. Um doce de pessoa.
Antonio da Costa Neto

Nenhum comentário: