quinta-feira, 28 de junho de 2007

NECESSIDADE DE MUDANÇA



Por que as coisas estão separadas? Por que as vemos assim? Veja esta paisagem por exemplo. Se não houvesse a luz do Sol, se não houvesse essa magnifica iluminação, essa árvore não estaria aí e esta não seria uma bela paisagem. Se o não houvesse a grama ou as nuvens, não seria esta mesma paisagem equilibrada. Bati esta foto com o celular enquanto caminhava por um bosque que tem aqui perto de casa. Não é nenhum lugar cinematográfico mas é um lugar que me deu paz.
A natureza é a coisa mais bela que existe pra mim, no entanto, hoje vivo uma angustia por não ver as coisas integradas, por fazer divisões e separações na minha vida. Tenho me questionado, por que não sou como a natureza?

É justamente aí que mora a questão dos paradigmas que desejamos tanto mudar. Estamos vindo de uma história de muitos séculos - na verdade, milênios - em que nos habituamos a ver, sentir e fazer as coisas de forma separada, fragmentada, mecânica. Nada tem haver com nada. As partes e o todo são tratados isoladamente, como funções distintas e segmentos estanques, isolados e antagônicos. É o que vai infernizando o mundo e a vida.

Portanto, experimente o novo, a considerar aos coisas, os fenômenos e as pessoas como unos, interligados. Pratique o efeito dominó em sua vida. Analise os fatos e fenômenos como um sistema de partes interligadas, imbricadas, unidas; de forma que não se perceba nitidamente a separação umas das outras. Esqueça que umas pesssoas são da sua família e outras, não. São ou não suas amigas, brancas, pretas, cor-de-rosas ou amarelas; conhecidas, desconhecidas, estrangeiras... Experimente a sofrer porque na casa de alguém não tem o que comer e comece a dividir o que é seu, que na verdade é de todos, é nosso. Pratique a compaixão em todos o momentos e pense se aquilo que você está fazendo naquele momento, de fato, ajuda a melhorar o mundo.

Questione tudo. Pense. Talvez não precisamos nos descartar de tudo. Mas, certamente, vivemos um momento onde temos que, necessariamente, questionar tudo. Dedique sua vida, seu tempo, seu sorriso e suas mãos para que o mundo seja melhor. E ele será melhor para todos. E você dormirá em paz todas as noites. O que é mais do que suficiente para começar. Comece ontem.


(Antonio da Costa Neto).

Nenhum comentário: