domingo, 27 de março de 2011

A ILUSÃO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA


Ainda somos daqueles que acreditamos na falsa ilusão de que a escola foi inventada, para, de fato, educar as pessoas. Ou seja, uma piada sem graça. E quando eu digo nós, estou me referindo, literalmente, a todos nós, seres humanos. Os ditos “cidadãos civilizados.” Sei que esta é uma afirmação polêmica, perigosa e causa calafrios em muita gente, principalmente dos donos das mentes tradicionais, politiqueiras e vinculadas até o talo com os poderosos, os ricos, os coronéis que ainda nos comandam em todos os níveis. Na verdade mesmo, a escola está aí para, de uma certa forma, “emburrecer” as pessoas. Retirar delas todos os valores criativos, sensíveis, flexíveis, etc.

A escola existe para transformar gente em máquina, mãos em ferramentas. É pelo que aprendem na escola que as pessoas são facilmente exploradas, trabalham muito e ganham pouco, enriquecem ricos, socializam a fome, o desemprego, a miséria. E, no final das contas, acham tudo bom, justo e natural, pois foram, inicialmente, pela educação e pela escola proibidas de pensar, de reivindicar, de questionar as coisas. É assim que a pedagogia instrumental funciona e dá suas respostas muito mais do que eficientes.

É mentira que a educação é um fracasso porque os alunos não gostam de estudar, evadem, destroem as escolas, são violentos, mal-educados, não sabem ler, escrever, contar. A escola que temos foi feita para isto. Porque gente que pensa, que lê, que sabe de tudo isto, é gente que incomoda. Que coloca o governo contra a parede, que revida junto aos patrões, que denuncia injustiças, que não se compactuam com crimes reais ou sociais, como, por exemplo, o BBB da Rede Globo, ou pagar imposto de renda sob salário, ou engolir a falta de comida, hospitais públicos depredados, ou ainda, um salário mínimo que não cumpre, nem mesmo, um quarto do que deveria. Etc. E as pessoas são assim em todas as dimensões do mundo.

Portanto, nossas escolas são um sucesso, pois elas continuam preparando as pessoas, os trabalhadores, os eleitores para elegerem corruptos, para enriquecer mais e mais os que já são ricos, enfim, centralizando poder e renda, bem-estar e meios de vida, e, por conseqüência, condenando as massas ao absoluto contrário. Costumo brincar nos cursos que dou para professores, nas aulas de licenciatura e de formação de pedagogos, que no inferno existe um departamento específico só para os profissionais de educação que dedicaram suas vidas, sem que soubessem disso, à alienação das pessoas, à arregimentação de trabalhadores dóceis, consumidores em potencial, mulheres exploradas, crianças que sofrem e por aí vai.

Mas estou convencido de que, se este departamento existe ele precisa ser ampliado para caber também os pais omissos, os empresários competitivos, os políticos egoístas, burgueses e totalmente letárgicos e pior, regozijam-se com os conflitos, a ignorância do povo. Precisamos acordar enquanto há tempo, pois a única saída correta para a cura, quando a doença existe é o diagnóstico certo.

E é o que devemos fazer, enquanto estamos vivos. E assim, todos os esforços devem ser feitos, especialmente pelos professores, os pedagogos, os diretores de escolas, e, especialmente, as universidades que formam estes profissionais de que precisamos revolucionar com profundidade este fenômeno doentio e criminoso que mancha e entristece a história da humanidade. Respondendo pelas dores e sofrimentos, o caos que assola o mundo. Consideremo-nos avisados. A responsabilidade passa a ser de cada um de nós.

__________

Antonio da Costa Neto

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo em todos os sentidos.Mas existem a cada um que acredita nessa mentira 1000 que acham que voce (autor) escreveu coisa sem sentido..Esses nao pensam , eles acham ...................!