domingo, 22 de agosto de 2010

POR QUE DEUS É MACHO?


"Deus dos sem deuses
Deus do céu dos sem deus
Deus dos ateus
Pergunto cem vezes
Respndes quem és
Serás Deus ou Deusa
Que sexo terás?
Mostra teu dedo, tua face,
tua lígua
Deus dos sem Deuses


(Chico César)


Por que a visão que temos de Deus, desde que somos crianças é de um senhor? Um velho de longas e fartas barbas brancas que se senta sobre núvens azuladas e dita, com sua voz de trovão, para todo o seu universo, suas palavras de ordem que pairam e ecoam fundo dentro de nossas cabeças por todo o sempre. Deixando-nos meio tontos, sem saber para onde e como ir. Não seria isto uma enorme crueldade contra os seres humanos ainda tão ingênuos, fracos e incautos? Que razões antropomórficas levam a tal fenômeno? Por que o predomínio do macho, o poder do falo?
...Deus fez do barro o homem, sua imagem e semelhança, soprou-lhe, deu vida e deu a ele o nome de Adão. Depois tirou uma de suas costelas e fez a mulher para ser sua companheira, sua cúmplice, e por que não dizer, sua serva, serviçal e escrava, para que o homem não ficasse só. E não se dispuzesse a fazer trabalhos menores como lavar, cozinhar e passar. Mas precisava de quem mantivesse seu pleno bem-estar nestes e nos demais sentidos para, poder, então realizar as tarefas mais nobres e mais importantes, determinando, por fim, os caminhos a serem trilhados pela humanidade. Que piadas, minha Deusa, que piadas!!!!
Mesmo na nossa língua, a gramática reza o predomínio do masculino. Por exemplo, se temos quinhentas mulheres sentadas em uma sala, nós devemos dizer: - quinhentas pessoas sentadas, no feminino. Mas digamos que, por acaso entra um homem no recinto. Pronto, muda-se tudo e devemos dizer : são quinhentos e um, pois o poder do macho, leva tudo para o masculino. Ou seja, outro absurdo que ninguém vê, assume ou questiona.
Por que o poderosíssimo Deus que tudo vê e tudo sabe até os tempos infinitos, não percebeu que com os avanços tecnológicos tudo passaria a tender para a aceitação e híper valorização do homem, criando o caos que aí está e, na mioiria das vezes, oriundo de tal fato, e, mesmo assim, enviaria seu filho, unigênito, macho e branco, não para atenuar, pelo contrário, para fixar ainda mais este poder, mantendo e ampliando o caos e as mazelas do mundo?
Deus não errou neste sentido? Por que não mandou a sua filha, uma mulher negra, talvez doente, esquálida e maravilhosa, para aí, justamente, fazer sucumbir tal poder para assim mudar os destinos do planeta, da vida, das espécies? Deus que é tão sábio, poderoso, em nome de quem e sob sua vontade, nem mesmo uma folha cai da árvores não teria meios, conhecimentos e desejos de transcender, de processar esta mudança, a mesma que prega os evangelhos, a bíblia, o alcorão e todas as nítidas sabedorias espirituais e filosóficas a quem os mesmos homens advogam a autoria?
Enfim, por que rezamos: "Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome?" Por que não, Mãe Nossa nos mesmos parâmetros e continuidade?... Não seria igualmente para se manter o poder e o mando dos machos provedores, os melhores salários para os homens, para eles os maiores cargos, as possibilidades das decisões? Não seria também por isso, no geral os machos comandam, presidem as organizações, nutrem as famílias? E quem como o meu pão, cumpre o meu desejo, princípio com o qual os governos ampliam e mantêem a burocracia, os estatutos, as leis, as ordens.
Não seria tão mal se fosse apenas na palavra. Mas ela tem poder e respalda a realidade, fixa valores em nosso subconsciênte, que, por fim, definem a condução da vida, seus ditames e sua realidade. Assim, tudo caminha por este prisma, num tempo em que tudo isto é muito ultrapassado. O magistério, por exemplo, é uma profissão de senhoras e de mocinhas delicadas, mantidas por seus pais e seus maridos, não necessitando, portanto, de cabíveis políticas de remuneção de seu trabalho, como já dizia o ex-presidente mineiro, quando governador de Minas: - "As professoras mineiras não são mal pagas, elas são, isto sim, é mal casadas." Um grande absurdo que deveria receber como prêmio a prisão e não a presidência da república que lhe chegou às mãos logo depois. E desta forma, os homens se perpetuam no poder. E para que uma mulher chegue lá é preciso que seja um macho de sáias, como a história tem nos mostrado por meio de Margareth Teacher e agora, Dilma Rouseff, dentre muitas outras, frias, grossas, deterministas, sem amor, calor humano, feminilidade.
Vivemos um tempo em que homens e mulheres devam se entrelaçarem com diferenças, igualdades, semelhanças, distâncias e espaços harmoniosos que se complementam. Falta ao mundo a poesia, a docura, a beleza, a ética, a serenidade e outros valores - todos femininos - que encantam a vida e colocam por terra o determinismo, o poder astuto, o lucro abusivo, o ódio, o crime - todos masculinos - que perduram na sociedade na condição de maioria astuta e infinita. Daí o caos, o sofrimento, os males que destroem o mundo, a vida, a paz, a harmonia, a felicidade das pessoas, a qualidade de vida.
Já é muito mais que tempo de darmos um fim em tudo isto. De entendermos que da fluência e interação de todos os gêneros é que nascerá as possibilidades de uma vida decente e plena. Abaixo, portanto, a perenidade de um Deus macho a quem é dado todo o poder, toda a honra e toda a glória. É com batom, babados, rendas, luzes, flores, poesia e beleza que construiremos o mundo com o qual todos sonham. Com ciranda, e, não, guerras perenes entre mulheres e homens na condição de ditadores e subordinadas. Deusas, sim. São elas que faltam para direcionar a força que eles já têm. Com abundância e sobra.
________
Antonio da Costa Neto




Nenhum comentário: