quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS..."


Engraçado mesmo. Nunca antes na história deste país, eu vi tantas novas metodologias de crimes, mortes, assassinatos, todos os tipos de horrores. Secas imensas, enchentes perversas, chuva ácida, até terremotos e vendavais. A violência nunca esteve tão desesperadamente forte, vulgarizada e presente em nossas vidas, em nossas casas. Milhares, milhões de problemas se amontoam junto com os pacientes sem assistência nos corredores imensos dos hospitais públicos, sem ao menos ter gase para os curativos. Nem isso.
Nestes tempos, quase sempre quando batem à minha porta é para pedir esmolas, roupas usadas e nunca trabalho, remuneração ou emprego. Pois, na maioria das vezes são integrantes da corja de vagabundos criados pelas bolsas pt, que já gastaram o dinheiro do mês e estão esperando o dia da próxima "remuneração" vinda de graça do melhor de todos os governos do mundo. O imenso número de pessoas que conheço - inclusive eu - está desempregado, embora, muita gente com alta qualificação, experiência, competência. Talvez por isso mesmo, pois no país da desordem petista não há espaço no mercado de trabalho para quem não se vende, não atua na corrupção, não é esperto, mesquinho e desonesto à altura.
As escolas estão falidas, sem princípios, concepções filosóficas, metodologias, seriedade que era o mínimo que nós esperávamos desta coisa que aí está e que chamamos de governo. As universidades públicas e particulares, como nunca, perderam por completo a vergonha na cara e avançam na linha da mediocridade científica, cumprindo o princípio do quanto pior, melhor. Onde estão as estradas, o saneamento? Um país onde, na sua mais maravilhosa das cidades os esgotos explodem nas ruas e matam turistas, cidadãos, crianças. O lixo urbano se avoluma em todas as partes. A contaminação dos mananciais de água é uma realidade cotidiana e que já se banalizou de tanto repetir. O calor absoluto matando as pessoas. Assaltos, pequenos furtos, tentativas de homicídio todos os dias e em todas as partes, inclusive, nos rincões mais pacatos das zonas rurais, até nos hotéis de luxo das sofisticadas orlas cariocas. Toda a sorte de violência, principalmente, contra as mulheres indefesas, as crianças, os jovens negros, os pobres. A corrupção fervilha como era daninha. Tudo vai mal. E ainda, por cima, a corja petista fica aí cantando loas, dizendo que tudo vai bem demais, que o país melhorou que encontrou o rumo das mudanças concretas e necessárias, etc.
Não entendo como, nunca antes na história deste país os bons intelectuais, pessoas sensíveis e de caráter, ficaram tão cegas e céticas. Por que faltam aos petistas muito inteligentes que conheço a malícia e a sagacidade para enxergarem o lado real das coisas? Não percebem o discurso draconiano da "coisa"? Sua falta de sensibilidade, a ausência do brilho da verdade ns olhos, sempre vangloriando e batendo no peito aos murros: "nós fizemos","nós faremos", "nós fazemos acontecer"? Coitada, tão ridícula, tão monstruosamente fraca.
Não enxergam mais os desmandos, as desconfigurações do bem, da dignidade e da cidadania e que vão votar nela. Pois é á única capaz de fazer do Brasil um paraíso. Bem, poderá sim. Fazer do Brasil um contingente dos herdeiros confessos de Adão e Eva: nus, sem trabalho, analfabetos, com uma única maçã furtada para comer. Sem perspectiva de nada, o homem só com uma costela e ainda por cima, pensando que vivem no paraíso que é a casa do todo poderoso, a quem rendem graças e prestam homenagens e deferências.
Sem dúvida, nós merecemos. Nunca antes na história deste país fomos tão merecedores deste espetáculo de horrores. Sei que a Dilma será eleita e me envergonho de ter feito parte dos que ajudaram a educar este povo. Uma pena. Resta-me a esperança de rir sozinho e depois, embora com os olhos cheios de lágrimas, pois não luto e não brigo por mim sozinho. E será impossível gargalhar vendo tantos brasileiros sofrendo tanto e em vias do desespeo absoluto frente ao terrível passo que deram. Com isto, não quero me excluir da lista dos sofridos e mal-tratados. Mas, com certeza, não estarei na dos ingênuos, incautos e bobões que deram seu voto, seu sonho, seu sangue para completar e concluir na tragégia política, nosso caos histórico em que vamos todos nos afundar.
Chorarei sim, pois continuarei sendo brasileiro que sou. Mas vou , igualmente, rir por dentro e por fora. Pois, já que perdemos a chance, pelo menos não vamos perder a palhaçada e a piada que se instalam. Já que não somos inteligentes e nem espertos, então, que possamos estar bem-humorados. Certamente, vai doer menos.

Antonio da Costa Neto

Nenhum comentário: