sábado, 4 de julho de 2009

SARNEY: NADA MAIS DO QUE UMA RAPOSA VELHA E ESPERTA


QUEM É SARNEY?

Infelizmente ainda vivemos no Brasil uma mentalidade focada na absoluta inversão de valores. Que nos leva a encantar com raposas velhas e espertas que aprendem logo onde estão as minas do ouro com pouco trabalho e nenhum suor. Constituir fortunas, patrimônios, gozar de respeito e status, recebendo, por nada homenagens e tapetes vermelhos como se fossem verdadeiros deuses da sabedoria, heróis do povo e da eficiência nas áreas em que atuam.
Assim é por exemplo com o respeitável senhor José Sarney. Ex-tudo na política desde presidente do Brasil, deputado, senador, etc. Na qual certamente não ganhou pouco. E, vendo que era bom e fácil fácil, trouxe logo grande parte de sua família: seus filhinhos, seus netos queridos e muitos agregados para desfrutarem juntos deste inesgotável nascedouro de dinheiro, bastança e tudo de bom que todos querem. Exploradas as possibilidades no Maranhão, onde já é o dono e senhor legítimo de todo o Estado, pois para nascer: Maternidade Kiola Sarney, para morrer: Hospital Sarney. Para estudar: C. E. Roseana Sarney; para cuidar das crianças: Creche Marly Sareney. Para atravessar para o Piauí, Ponte Dep. Sarney Filho, só para exemplificar. Aí ele pula para o Amapá, onde a ignorância estratégica e para isto construída o espera e o elege de braços abertos. Pois a ganância não tem fim.

Até eu. E hoje, um bom dinheiro do governo vai mensalmente pagar os lautos salários dos muitos Sarneys que vivem sugando o que é possível por meio das lides no governo. De governadora a deputado, altos assessores e servidores de primeiro escalão, lá tem de tudo. Financiam-se empréstimos bancários, constroem-se condomínios e universidades caríssimas e de qualidade duvidosa, além de um sem número de investimentos constituindo, talvez uma das maiores fortunas de toda a América Latina. E claro, às custas das mãos calejadas dos humildes, dos trabalnadores comuns, a quem se quer comparar esta verdadeira gangue de aventureiros elegantes e engravatados.
O que esta gente tem de tão especial para ser merecedora de tamanhos privilégios? Em que fonte inesgotável do saber, da eficiência política foi beber para que possa se perpetuar no poder e concentrar tanta riqueza, num país e num estado de famintos e miseráveis?
Só o Senado o chefe do clã já preside pela terceira vez. Foi Presidente da República, prestando o grande serviço de acabar de afundar este país e para o quê foi e continua sendo regiamente pago. Um dos maiores absurdos que podemos presenciar.
Continua batendo o pé para não largar o osso da presidência do Senado. E, talvez , justamente por isso, a casa se mergulha no caos insustentável e nas crises que se repetem há décadas, enquanto o país suplica por mudanças para que o manto da cidadania e da dignidade cubra igualmente a todos os filhos desta terra. Mas os Sarneys parecem ter sangue doce para a política. Pelo menos para aquela que a elite tanto aprecia.


Excelência, já chega.!... Os tempos são outros!...
______
Texto de Lúcia Hipóllyto

Nenhum comentário: