quinta-feira, 18 de junho de 2009

DE OLHO NO BRASIL CÍNICO


















Uma sociedade como a nossa que se encanta com o cinismo, a desonestidade, a ignorância, a imbecilidade, o racismo - entre uma série de outros defeitos graves - de uma pessoa como Pelé, realmente não pode ter saída. Este senhor é o símbolo da falta absoluta de valores e de caráter. E aí está, durante décadas, sendo coroado como o rei. Só mesmo no Brasil, sem dúvida o melhor país do mundo. Não assume suas culpas, um omisso. Um pai irresponsável, uma pessoa falsa que nunca evoluiu um milímetro, além de saber chutar bem a bola que, oportunamente caia nos seus pés para o gol. Grande coisa, afinal, quanto mais gols, mais a vida melhora.
Bem de perto, não sei se na frente ou atrás vem outro símbolo de tudo que não vale nada: Galvão Bueno. Um ignorante, alienado socialmente. Divulgador do futebol e do esporte, como se fosse a melhor e a mais importante coisa do mundo. Sua voz vibrante e seu tom autoritário e bem ensaido é um instrumento fortíssimo na alienação das massas, na forma como descreve os jogos, e, principalmente, o encanto milagroso do gooooooooooooooooolll!!!!! Ééééééé´do Brasil!!!, o que constitui o momento mirabolante da mandala do poder, com que se aprazem os capitalistas, os políticos, as elites.
Sem nunca saber que faz parte dos que mais enganam a nação, vendendo as ilusões baratas da vitória a qualquer preço e a todo o custo. Nunca falando na derrota que naturalmente se impõe. Pois, assim como na vida, para que havem vencedoras, necessariamente teremos que ter os derrotados. E assim, aproveitando o forte vínculo do esporte, as elites sempre ganham. E os Galvãos Buenos, são os interlocutores inconscientes do jogo ideológico do esporte contra as massas sociais. E, cínico como é, certamente morrerá sem se dar conta do enorme desserviço que presta ao país, com sua arrogância, sua postura elitista, de estar sempre do lado de quem ganha no esporte, levando todos à sua volta a perderem na vida.
E o que dizer das miseráveis e mentirosas auto-ajudas de Gabriel Chalitta, de Roberto Shiniaschik e Paulo Coelho, só para exemplificar. Um brutal serviço de alienação, para o qual as massas se rendem, compram, vendem, negociam, prostituem suas almas e continuam aí felizes no vazio político que estas obras impõem tão maravilhosamente.
Quer alguém pior do que a apresentadora Xuxa, que com seu sorriso matreiro, sua beleza e sua sensualidade consegue imprimir na cabeça de gerações inteiras a exploração consumista, perversa, machista, arrogante? Esta mulher é apenas uma grande criminosa a quem devemos grande parte dos crimes e dos horrores que são cometidos todos os dias em todo o Brasil por algum agente da geração Xuxa. E aí está, encantando gerações inteiras, sendo regiamente paga para enganar, massacrar e condenar as pessoas à fome à miséria, à violência.
E o nosso querido Fernando Henrique Cardoso que se colocou no governo encima de idéias e de fatos que renegou durante os longos anos de seus consecutivos governos. Só quem leu e compreendeu, por exemplo a maravilhosa Teoria da Dependência elaborada pelo sociológo brilhante é que irá se horrorizar de fato com os fatos e as consequências de muitos dos atos do seu governo. Um monumento ao cinismo intelectual sem quaisquer precedentes na nossa história. Este senhor chegou a ser, sem a menor sombra de dúvidas, o pior presidente que este país já teve.
...E as nossas apresentadoras de televisão? Uma vergonha como a Senhora Hebe Camargo, com a sua pose de perua mal-resolvida. A vovó da mentira, da sagacidade, da enganação medíocre com cara de verdade. Uma pessoa de duas ou mais caras. Que garante sua posição e status, falando o que não é mais necessário, de forma a levar à comoção, ao esterismo. Mas sem nunca assumir, de frente o lado que for necessário, contra o poder dos ricos e dos poderosos. E neste caminho vão muitas outras, como a horripilante Sônia Abrão, Márcia Goldsmith, Bernadete Alves... E o que dizer de pessoas com o naipe de personalidade de uma Claudete Troiano?... Absoluamente sem comentários. A dignidade não nos permite perder tempo com esta senhora.
E homens como Roberto (in)Justos, o pai da arrogância, da prepotência? Defensor sem critérios e nem ética do dinheiro, do ter, do explorar e humilhar. Sílivio Santos, vendendo ilusões e enchendo o seu baú com o dinheiro de verdade que tira das gavetas onde as mães, nas favelas colecionam as moedas que virariam leite para as crianças famintas.
Nossos padres cantores, como Marcelo Rossi e Fábio de Melo - que coisa absolutamente vergonhosa e que tanto encanta a nossa gente incauta- que canta e se encanta com honra, graça e o nome de Deus, mas repassando, no final das contas o mesmo ideal dos endinheirados, exploradores, criminosos e cruéis. Tudo, no fundo não passa de uma lição elitista, de poder e de consumo. Um processo de amortecer consciências e de levar de forma fácil, ao caos que aí se instala aos nossos olhos todos os dias.
E o Lula? E os demais políticos como Paulo Maluf e Marta Suplicy? E Sarney? Pessoas que legislam em causa própria e que não sabem o que é sofrer, precisar, ter carências materiais e sociais e por isso estão aí para continuarem defendendo os intereses das elites, da burguesia. Vamos seguir uma ideologia própria, seguindo o Mestre Cazuza: VAMOS TER UMA IDEOLOGIA PARA PODER VIVER. E, com isto, ajudando a resolver o maior e o mais sério problema da sociedade brasileira, talvez o único: o problema ideológico, a questão da alienação, da ingenuidade política das massas humanas que trabalham contra elas mesmas e que aplaudem e homenageam seus algozes, os carrascos que as ferem e as matam.
Pensem nisto e guardem bem todas estas caras. Vamos ajudar a mudar este país e colocar o fim definitivo nesta enorme inversão de valores. Cantar glórias e louvores só a quem merece. E que são poucos, pouqquíssimos escondidos no anonimato imposto pela perversidade astuta do sistema social que temos. A quem luta pelo bem de todos e não pela ganância de poucos, de onde nascem a miséria, a fome, a violência, o caos e a morte precoce a que todos estamos expostos a todos os momentos. Estamos mais que na hora de evoluir. Vamos passar o Brasil a limpo e mostrar a estes caras o caminho que, a bem da verdade, eles devem seguir.
SOMOS ASSIM VITIMAS EM POTENCIAL DE UMA HISTÓRIA E DE UMA BRASILIDADE, ACIMA DE TUDO, HORRENDAMENTE CRUEL. O FRUTO DE UM CINISMO SEM PRECEDENTES DESTES SENHORES E SENHORAS QUE AQUI FIGURAM E MUITOS OUTROS DA MESMA CASTA, DA MESMA ESPÉCIE.

Nenhum comentário: