domingo, 7 de junho de 2009

BRASIL CÍNICO!...


Nossos padres cantores são exemplos
fantásticos da indignidade que tanto constituiem a sordidez humana e social
extremamente em moda nosso país, desde sempre.
Fábio Melo e Marcelo Rossi são formas
mais que vivas da injustiça
e da mesquinhez, com que, em
nome de Deus, se constitui todo um projeto de exploração das pessoas, ainda que com beleza, usando da sensualidade, do charme pessoal e das coisas do amor e da bem-aventurança divina que tento encantam, como enganam os menos avisados, os fracos e alienados que constituem a dura maioria do nosso povo, infelizmente. Sempre com seus discursos horrendamente ideológicos, comprometidos com os ricos, os poderosos, os indinheirados nossos de cada dia. E o povo, se encanta, se derrete, compra os discos, se vende.
Infelizmente no Brasil ainda se mitizam as pessoas que seriam, via de regra, os verdadeiros inimigos do povo. Mas são cheias
de estratégias, de manejos, de risos bem monta-
dos e na hora exata para tudo parecer que não.
Para se ter a mostra do legal e do legítimo e as
medidas são tomadas contra o povo que trabalha.
Assim, torna-se fácil para que as Martas (Suplicy) todos manipulem, sugerindo "que relaxem e gozem" e, que, depois, esquecerão todos sos sofrimentos, as esperas, as imensas filas dos aeroportos. Pudera, enquanto ministra, ela tem avião particular, participa das listas dos privilegiados e que não precisam de filas para as suas viagens fantásticas mundo a fora. O que, mais uma vez o povo alienado acha lindo, maravilhoso. Morrendo de aplaudir.
E o Lula, o pai do cinismo, de cuja personalidade me inspirei para o título desta publicação. Este homem, vem com o discurso do povo, do que foi pobre, durmiu em barracos e andou de ônibus, para depois, negar aos pobres, à classe trabalhadora, a qual ele representa como o presidente do povo, toda a dignidade, retirando direitos conseguidos e substituindo tudo por bolsas, por esmolas minguadas para que ninguém morra literalmente de fome e como tal, cantar o seu mito por becos e ruas, tendo-o como o homem bom, o milagroso, o príncipe de todos.
E as nossas apresentadoras e apresentadores dos programas de televisão, como as Claudetes Troianos, as Adrianes Galisteu, as Bernadetes Alves e as Sônias Abrão, estas então, as piores de todas. Vazias, ôcas, lineares. Preocupadíssimas em manteres seus empregos e gordos salários, elas são capazes de vender a própria alma ( se é que a têem, pois frias como são já devem, há muito terem perdido esta parte da vida, esta diferença dos demais bichos, dos animais lindos criados por Deus e que não podem, nem de longe, serem comparados com estas criaturas imundas. O mesmo se repetindo com a farsa da auto-ajuda dos Grabriel Chalitas da vida, uns monstros no abuso da vida humana.
Não consigo entender como a televisão brasileira ainda é ocupada por este tipo de ser humano. Pessoas sem a menor responsabilidade humana e social, nenhum senso ético, sem nada de amor no seu coração por aqueles que sofrem. Tratam-se de pessoas insurpotáveis, usando o horário nobre e a maravilha da TV para fazerem a cabeça do povo a serviço das elites que podem pagar seus lautos salários, manter seus imensos privilégios. Gente odiosa e verdadeiras inimigas da felicidade do povo, das massas populares, dos pobres. Sugando destes, justamente a seiva que as sustenta.
O mesmo acontece com os homens e mulheres da imprensa marrom e comprometida ideologicamente. Pessoas como o empresário e apresentador Sílvio Santos, que constitui uma fortuna absolutamente fabulosa, vendendo vento, sonho. Vendendo a esperança que a própria vida, o universo dá de graça a todos os seres vivos. E assim, este respeitável senhor é tido como um dos líderes, um ídolo da maior importância. Esteve até - acreditem - em vias de se tornar o Presidente da República. Desencadeando uma campanha política absolutamente ridícula, a exemplo daquela com que ganha milhões e milhões, tomando das mães de família seus minguados trocados com os quais comprariam leite para matar a fome dos seus filhos. Mas com a esperança do grande prêmio, que, logicamente, nunca vem. Aos milhares, juntas elas enriquecem este monstro que as engole todos os dias, assim como as suas esperanças de um dia poderem viver com dignidade.
Igualmente assim é que surgem as Xuxas, os programas sensacionalistas das Márcias Goldsmiths, que arracam dos peitos das pobres mães de famílias, seus sagrados soluços carregados da esperança que, utopicamente nunca chegará. Minha esperança é que a vida cobre caro de monstros como estes. Destas pessoas que dedicam suas vidas à exploração dos incautos, dos mais pobres, dos que, ao contrário, mais necessitam e mais carecem.
Mas estas pessoas, iníqua e da forma mais insensível, dedicam a sua vida a trabalhos e projetos imensos para melhor e mais eficientemente consumir estas pessoas. Ajudando a construir o imenso caos e a miséria que mata a cada dia, todos e cada um. Assim, a senhora Hebe Camargo tem a coragem de demonstrar suas jóias, roupas e penteados, fingindo tão teatralmente que luta pelos pobres, pelos que sofrem e são marginalizados criminosamente.
Mal sabe a infeliz que está justamente do outro lado. Contribuindo, isto sim, para enquicer os ricos e ampliar a socialização da pobreza, da fome, da miséria e da violência, que assolam nossas vidas e invadem as nossas casas dia após dia, em que nos vemos mais próximo do caos, da dor e do crime.
E pergunto: - Ainda é possível que a sociedade brasileira eleja pessoas como o Senhor Paulo Maluf, um ladrão extremo, um canalha, um bandido sofisticado que, em suas ações sempre prejudicou e muito a sociedade brasileira como um todo? Pois é, este mito continua eleito. Viveendo confortavelmente, e, a nossas custas, comendo do bom e do melhor. Concentrando o poder e a riqueza que faz com que falte em muitas mesas do nosso povo o benfasejo e necessário pão de todos os dias.
E o que dizer do Sr. Paulo Coelho com seus milhões e milhões de exemplares vendidos, com mentiras que cheiram a verdade. E, com as quais ele apraz os ricos e engana os pobres e necessitados, para que vivam misticamente e não enxerguem o pavor da miséria e da fome. Com sua cara cínica e seu jeito canalha de ser, ele esbanja elegância na sua pessoa e na letras que escreve. E como num passe de mágica, ele engana em nome do Deus maior e da energia universal que tudo comanda. Espero que esta mesma energia maior esteja ciente de tudo e que, na hora certa, conduza o seu plano igualmente contra quem, como Paulo Coelho luta contra a sua essência e sua verdade, sobre nós, nossas vidas e nossas cabeças.
E assim, mais uma vez, nossa Hebe Camargo, a rainha medonha da desgraça do povo, continua mostrando suas garras e ganhando milhões, com os quais comprará um caixão de outo para enterrar seus restos, pois ela bem que merece. Pois quem despeja as injustiças e semeia a miséria entre os povos, com a cara de amor e de mãezona, como ela faz. Não pode, de nenhuma maneira, merecer outra coisa, outro destino, do que o de descançar seus ossos no ouro, enquanto a parte viva se destrõi antagonicamente entre trevas e chamas.
Sendo que o mesmo se repete com a odiosa Márcia Goldsmith, com seu programa de televisão de um sensacionalismo que deverá dar nojo a todo cidadão com um mínimo de decência.
Por outro lado, quer uma pessoa mais cínica do que o Pelé. Mentiroso, mesquinho, capitalista, preconceituoso ao extremo. Sempre com suas lágrimas de crocodilo quando se fala em crianças pobres. Mas não teve coragem de assumir nunca os mais de um filhos que teve fora de seus casamentos, sempre com pessoas de cor branca, com o que prova que é mais um que marginaliza a própria raça. E mesmo com os ditos filhos legítimos, que nunca cuidou, deu educação e amor, conforme podemos acompanhar em fatos recentes muito difundidos pela imprensa brasileira. Pelé, à revelia de ser um grande jogador de futebol e deve ter sido, mesmo. Pois só uma pessoa assim, com esta falta de caráter e de sentimento, poderia dedicar a sua vida a algo socialment tão nocivo, incentivador de misérias, violências e competições exacerbadas entre os homens. Este, sim, uma pessoa horrível e que o Brasil inteiro canta em prosa e verso, em todos os dias da vida.

Vivemos num Brasil muto mais do que cínico. No geral, nossas celebridades, pessoas nacionalmente reconhecidas, respeitadas e premiadas, são aquelas com o menor caráter, sem quase ou nenhuma responsabilidade social. Infelizmente, ainda estamos num tempo brasileiro em que só tem chances pessoas, sistemas e projetos ideologicamente comprometidos, elitistas, pequeno-burgueses, autenticamente conservadores, e, finalmente, concentradores de poder, renda e toda a sorte de bem-estar para os poucos privilegiados.
Muitas vezes tenho me sentido envergonhado com este tipo de coisa que sempre se repete desde os tempos mais remotos. Uma vergonha deslavada. Nosso povo continua elegendo e reconhecido os méritos das almas mais deslavadas, daqueles que tudo fazem para que os rios continuem mais ricos, os pobres mais pobres, os que sustentam o caos. Somos um povo ingênuo, verdadeiramente uma sociedade de incautos, farejadores de misérias e protetores de nossos carrascos maiores.
E temos, para isto, uma enorme pressão ideológica que vem de todos os lados. Da cultura, dos meios de comunicação, da educação formal das pessoas, tudo conspira para que esta realidade perdure, permaceça sempre. Pois os que com ela ganham, tudo fazem para que esta realidade permaneça sempre, de geração para geração. Assim, os poucos mesmos sempre granham e os milhões de miseráveis sempre perdem muito e cada vez mais.
Enquanto, por exemplo, as reportagens da macro-economia não cansam de afirmar que tudo vai bem, que o dólar abaixa, a inflação cai e que o Brasil tem sido muito bem visto lá fora. Lá fora, pois aqui dentro as coisas vão de mal a pior, enquanto nós temos menos ricos geometricamente muito mais ricos; nossos popbres igualmente se ampliam em dimensões e quantidades. Ou seja, a economia se constrói com menos ricos muito mais ricos. E para que isso se torne possível, temos muito mais pobres e bem mais pobres, chegando aos limites da mais extrema miséria, que se amplia de forma natural, legal e tranquila, graças ao cinismo absoluto que é imposto e aceito pela nossa população.

Nenhum comentário: