quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

PEDRO BIAL, MEIO...



Detesto programas na linha do Big Brother Brasil que é um pleno desafio à corrupção, ao uso da ingenuidade das pessoas. Uma ode ao enriquecimento fácil e ilícito, além de ser uma lição de oportunismo, segregação, preconceito, etc. etc. etc. O BBB é uma antecipação das nossas vidas vigiadas o tempo todo. Da nossa falta de liberdade, da certeza de estarmos sendo vistos e corrompidos o tempo todo e, por isso mesmo, não podermos mais viver as nossas vidas, realizar nossos sonhos, darmos vazão às nossas fantasias, sejam elas quais forem. Afinal, conquistamos a democracia e com ela a nossa automia e o direito pessoal de sermos e vivermos o que e como quisermos sem ter que prestarmos contas a ninguém.

Mas isto é perigoso num mundo de conflitos como o nosso. É precisso acabar pouco a pouco com a liberdade das pessoas e nada como um BBB, com uma casa repleta de corpos belos, semi-nus, sensuais. Com luxo, conforto, decoração esmerada. Sexo e comida à vontade. Estoques de camisinhas divulgados amplamente para o bel-prazer daqueles que as quiserem usar e tudo mais.

Como se já não bastasse a roubalheira, agora foi inventado o "paredão triplo" que faz a alegria do Bial que aproveita para mostrar a sua bossa, sua eterna juventude, seu caldo ainda desejável do bom-moço global capaz de convencer moçoilas indefesas, pais de famílias desempregados, enfim a todos a votarem para salvar seus queridinhos. No que afinal, a Rede Globo lucra muito e pode pagar, com certeza, seu lauto salário que o bom jornalista merece ganhar.

Claro que o BBB é ótimo para quem participa. É legal estar naquela casa, mostrar a bunda, deglutir as guloseimas das festas pagas com o nosso rico dinheirinho - nosso, vírgula, porque eu nunca votei e nem votaria, nem contra o Jean que é uma pessoa que eu já conhecia e tinha bom motivos para que ele não mordesse o um milhão que acabou mordendo - menos mau. Mas é um péssimo investimento para a sociedade brasileira que parece não ter mais com o que se divertir e precisa de lançar mão deste tipo de expediente, tão baixo, tão vil.

Conheço gente que participou dos BBBs antigos e se arrependeu amargamente. Gente que tem vergonha na cara. A única pessoa que até agora participou de todas as edições foi o jornalista da Globo, Pedro Bial. Que a cada dia aparece com mais gracinhas, com mais futilidade em sua voz, mais imaturo, artificial, ridículo, com suas mentirinhas grosseiras, fazendo a cena do emocionado, do inteirado, do afim.

É uma pena que uma pessoa como ele caia nesta teia - para não perder o emprego, coitadinho. Ele ainda não descobriu que o que vale mais é a dignidade, a força do amor e da verdade de lutar pela vida, as pessoas que sofrem e não fazer caretas e garatujas para conseguir tomar o leite das criancinhas das favelas, dos morros, que se transforma em votos, que se fundem na incomensurável fortuna dos donos da Globo.

Meu sonho é por uma programação de TV sem Bi Brother. Ou melhor ainda, com uma sociedade inteira que não desse nenhum voto para que sucumbisse este tipo de programa barato, usurpador e psicologicmante criminoso contra as pessoas, a vida, a dignidade humana. Mas sei que este meu sonho está muito longe de ser realizado. Enquanto isto, espero que pelo menos a Globo tenha a dignidade de tirar fora este Pedro Bial, a cada dia meio fútil, meio babaca, vazio, bobinho como uma adolescente que acabou de chegar da fazenda. Meio viado, fazendo biquinhos e xanhas, que não ficam nem bem para um homem. Principalmente, naquela idade... Irritante do começo ao fim do programa. Por favor, vamos minimizar a bobagem. Babaquice tem limite.


Antonio da Costa Neto

Um comentário:

Anônimo disse...

Antônio ótima reflexão... é uma pena mesmo que tantas pessoas pobres, nao só de bens materiais, percam tanto tempo discutindo os "problemas" dos participantes da "casa mais vigiada"... até quando nossa sociedade vai financiar essa palhaçada? quantas edições ainda virão??????