sábado, 11 de maio de 2013

COMO SE MÃE TIVESSE DIA, NOITE, HORA... BOLAS!!!

Recebi este e-mail da minha amiga Cida Cotrim e o considerei uma grande, uma imensa homenagem ao dia das mães que passo a vocês, meus amigos. Minha  "ídola, gênia" perdeu a mãe bem cedo e seu pai se casou com D. Mariquinha Tavares, um doce de pessoa, uma santa, a quem, por puro merecimento sempre chamou de mãe (inclusive, seus irmãos mais velhos). O motivo, vocês verão no texto dela, ou melhor, no poema lindo que ela escreveu e que publico aqui na íntegra:  

Feliz Dia das Mães a todos e a TODAS AS MÃES DO MUNDO:
Boa Noite Antonio C. Neto:

Estive hoje em Silvânia prá ver D. Mariquinha.
Antecipei um pouco o Dia das Mães e passei o dia por lá.
Como se Mãe tivesse Dia, Noite, Horas...
Bolas...
Mãe é um estado e uma missão e D. Mariquinha cumpriu esta missão para comigo.

Estruturou nosso lar, me transmitiu os mais altos valores
Me ensinou a trabalhar e a viver sem Mãe.
Só gratidão, carinho e uma forte amizade e admiração nos unem. Precisa de mais?
Sou uma garota de sorte!
Senti uma leve nostalgia ao ver uma névoa esbranquiçada tomando os olhos dela.
Os olhos da velhice ficam assim. Meu pai os tinha e eu pensava na sua morte quando fitava seus olhos.
Um dia meus filhos vão perceber a névoa da velhice nos meus olhos e irão pensar na minha morte
também .
Senti o cheiro do meu pai e pensei que as paredes, os objetos, os móveis, as coisas também têm memória e guardam um pouco do cheiro e da energia de seus donos e que isto é muito importante para nos consolar das dores da saudade.
Andei pela horta e senti uma felicidade tão grande de poder colher a acerola, a couve e o cheiro verde tão frescos e cheirosos e senti vontade de chorar por ser tão feliz.
Sentamos no sofá e falamos sobre o passado, sobre a saúde, o sono, a dor no joelho, a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da morte do Seu Valtinho, do velório do José Caixeta, do frio, de um tal vereador que não sabe nem ler, da fulana que trocou o marido por uma linda mulher... 
e fiquei pensando se minha mãe fazia ideia
do quanto aquele momento era importante prá mim. E uma dor bailou no meu peito quando me despedi daquela mulher que está esbranquiçando os olhos e que por tantos anos dedicou seu tempo e sua força para construir com honra sua família.

Dia das Mães, como se Mãe tivesse Dia, Noite, Horas...Bolas!
Quando vou à Silvânia eu fico assim mesmo, toda dolorida. Será por quê?

Feliz Dia das Mães
Cida Cotrim

Nenhum comentário: