terça-feira, 30 de janeiro de 2007

MUDANÇAS DE PARADIGMAS NECESSÁRIAS E INADIÁVEIS



  • Este blog foi criado com o objetivo precípuo de ajudar as pessoas, notadamente aquelas que fazem parte de sistemas organizacionais, públicos, prestação de serviços e educação a mudarem o foco de suas visões e ações rumo aos novos paradigmas; caso contrário, destruiremos completamente a possibilidade de vida sobre a terra. Entendemos que a forma de pensar e fazer as coisas, tanto teóricas quanto práticas no mundo todo está definitivamente superada e precisamos mais que urgentemente de novas propostas, novos caminhos, enfim, de outras escolhas. Na verdade, precisamos de uma revolução cultural (para evitar a revolução sangrenta), de mudar tudo ao mesmo tempo: pessoas, almas, famílias, educação, cultura, tratamento do corpo, políticas e exercício de poder, religião, uso do tempo, relações afetivas, trabalho, tudo.

  • As empresas precisam escutar mais seus servidores e colaboradores. Entender e aceitar suas opiniões, situações especiais, ritmos, estilos, vontades, desejos, ideologias, crenças, valores, religiosidade, sexualidade, diferenças, etc. Devem redimensionar o tempo de trabalho, priorizar o bem-estar à produtividade, ter responsabilidade social e ecológica, reconduzir radicalmente a sua ação gerencial para o bem de todos, para a conquista de uma vida melhor, numa visão inclusiva, e não, exclusiva, do ganho e do lucro.

  • A educação deve ser refeita em todos os sentidos. Devendo as escolas (uma de nossas instituições menos dinâmicas e mais convencionais, antigas e reativas às mudanças) trabalharem com indução e dedução simultâneas. Adotarem em seus métodos a argumentação, a sistematização e a conclusão didática e de aplicação do que elas ensinam e fazem aprender. Deixando claro e de forma lúdica a importância do para que, para quem aprender, processos e resultados, responsabilidade humana, social e política de sua ação. Ensinar só com aulas é apenas induzir poder, o que está radicalmente errado. Precisamos da pesquisa, da intervenção científica, do aprendizado popular despido de preconceitos e dogmas, isto em todos os níveis, da pré-escola ao PhD. Não basta que as escolas ensinem só o que já foi inventado, mas, também e principalmente, ensinem a inventar com amor, gratidão, senso humano, bondade, responsabilidade ecológica, sensatez e sustentabilidade.

  • Mudança de paradigma envolve novas crenças e valores, novas maneiras de sentir, ver e fazer as coisas. Percebendo dualmente (o lado bom e o lado mal) de tudo o que é feito. Quem se beneficia? Quem se prejudica? Como e o que fazer em todas as dimensões da vida, seus segmentos e problemas? O nascente século/milênio requer, além do profundo conhecimento técnico, a sensibilidade, o amor, a compaixão, a serenidade, a beleza. Sem tais valores estamos fadados ao caos insustentável do planeta como um todo. Nosso convite é para mudarmos para o paradigma do amor, da verdade, da busca, da reflexão e ação fundadas na autocrítica, na compaixão, na eficiência, na sensibilidade, na conduta responsável, nas boas ações, pesnsamentos e desejos enquanto não é demaisado tarde demais.

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