sábado, 3 de setembro de 2011

CRIANÇA: A ESPERANÇA DA REDE GLOBO DE NÃO PAGAR SEU IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA


Todos nós, trabalhadores, cidadãos brasileiros conhecemos a brutal fome do leão do Imposto de Renda neste País. É fato. Se você presta qualquer serviço e vai receber o pagamento da miséria que for, já vem o leão, que além de cego, é analfabeto e confunde a contra-prestação de serviços com renda. E vapt! já abocanha um bom pedaço. E é, para isto, eficientíssimo. Acha você onde quer que se esconda, para matar a fome com o seu suor. Como nunca tive um tostão de renda, só não sei se ele é tão eficiente para cobrar as rendas de verdade. Dos que colocam o dinheiro para trabalhar por eles, gerando assim, geometricamente mais renda. Enquanto seus donos, muito corretamente, aliás, aproveitam as delícias da vida, das praias, da sofisticada gastronomia, das noites regadas de todas as orgias possíveis. Esta sim, é a gente que tem renda, mas não sei se o leão brasileiro as persegue da mesma forma que o faz com trabalhadores incautos.
Se eu e você que ganhamos uns trocados para não morrermos de fome, pagamos tanto IR (imposto de renda), imagine então uma Rede Globo de Televisão, com sua grandiosidade, seu cast, escritórios e filiais no mundo inteiro. Uma empresa que paga milhões para seus apresentadores absecadamente vazios, burgueses, tendenciosos. Que mantém um elenco fabuloso de atores, atrizes, jornalistas, técnicos, estilistas, sonoplastas, cenógrafos, iluminadores, produtores, autores, diretores artísticos. Gente que ganha muito porque, logicamente, a empresa para a qual trabalha fatura de bilhões para cima, para bancar correspondentes internacionais, cobrir cauções de sofisticados satélites, aparelhos de comunicação virtual de alta tecnologia, etc.
Você consegue, por exemplo, entender o que é manter um Projac? Produzir cenários perfeitos, com cidades inteiras, fontes, cachoeiras, foguetes, mansões de encher os olhos, etc? E as viagens internacionais de equipes inteiras por semanas, meses, anos? Enfim, vamos combinar, que, para se manter uma Rede Globo funcionando tem-se que, necessariamente, movimentar uma fortuna de alguns não poucos milhões de dólares a cada ano. Sem o quê, seria impossível, pois apesar de produzirem a arte - diga-se de passagem, de muito alta qualidade - "os Marinhos" estão muito abaixo de Deus e não conseguem fazer milagres. E assim, como todo brasileiro ou toda pessoa jurídica que trabalha e produz, teria, logicamente, de pagar uma baba de Imposto de Renda, sem a menor sombra de dúvida.
Mas não. Como sempre, seus técnicos foram mais espertos e criaram algo motivante, a princípio encantador, se não fossem os seus reais fins: O Criança Esperança. Não que o dinheiro arrecadado fosse, no final das contas desviado para outros projetos, pois, assim também, seria um crime imensurável. Não se trata disto. O dinheiro que você doa, depois de filtradas todas as taxas, a infra-estrutura telefônica, os meios de administração, os shows imensos que são feitos, as cobranças tributárias, vai parar sim, nos programas difundidos pela Globo durante toda a campanha.
Acontece que nosso sistema tributário prevê, muito justamente, o desconto no IR para quem doa para projetos sociais, para assistir crianças e adolescentes em condição de risco social, educação, arte, cultura, etc. Aí é que entra a má-fé da Globo e que se operacionaliza brutalmente contra a sociedade inteira, inclusive, as crianças a que assiste, seguindo, friamente os seguintes passos:
1 - Associa-se à UNESCO, o órgão da ONU responsável pelo desenvolvimento da educação e da culttura, pegando carona na facção educacional do programa, quando, na verdade, esta ligação é, para, em primeiro lugar, garantir o status e a imagem de seriedade, frente ao status, a confiabilidade, a imagem e o respeito que a UNESCO goza em todo o mundo. Ou seja, se a Globo estivesse sozinha, pelas razões óbvias, não teria a confiabilidade que tem. O que, logicamente, dificultaria o quantitativo de arrecadação.
2 - A GLOBO usa de todos os seus recursos, meios, caras e coxas, para fazer com que você, em primeiro lugar, doe o dinheiro a ela, Globo, passando pelo sistema telefônico, onde se filtra a primeira parte da fortuna. E você - preste atenção - que pagou o seu IR para ganhar o dinheiro que você doa. Passando para a Globo, sem poder descontar o devido imposto, o que, em si, já constitui um primeiro assalto elegante e do colarinho branco, contra quem doa, a socidade brasileira.
3 - Assim, enquanto fatura bilhões pelo mundo a fora, a Globo doa os milhões que retira do bolso do cidadão brasileiro. Mas como o dinheiro é dela - pois você o doou. Ela desconta cada centavo do seu milionário imposto de renda, ficando, assim, livre do tributo. O que, em última análise, constitui seu lucro abusivo, possibilitando pagar os prêmios dos BBBs e de outras aventuras a mais. Com o que, igualmente, articula seu tesouro, seu patrimônio imenso que se amplia às suas custas, para, por entre as linhas de sua arte, fazer a sua cabeça, alienar você, seus filhos, a sociedade inteira. Mantendo e ampliando este ciclo vicioso de socialização da miséria, das crises, da dor, dos sofrimentos sociais, dos quais, se não somos ainda, vitimas diretas, somos testemunhas , quando não, cumplices, quando, por exemplo, doamos, inocentemente, nosso dinheiro para iniciativas espúrias como o Criança Esperança da Rede Globo de Televisão.
Primeiro, que a Globo, como todos nós, deveria pagar seus impostos. E por que não? Segundo, que se ela pagasse o imposto que deve e pode pagar - com os bilhões que fatura - em princípio - este dinheiro seria aplicado na resolução dos problemas do País, inclusive os sociais, que envolvem as mesmas crianças e adolescentes suspostamente assistidos pelo tal Criança Esperança.
Enquanto isso, nós deveríamos, se quiséssemos, doar diretamente para as Instituições e Projetos para os quais a Globo repassa o nosso dinheiro, do que decorreria entre outras, algumas vantagens diretas: a) o dinheiro não seria filtrado em taxas tributárias ou despesas infra-estruturais, enriquecendo quem as administra, e, principalmente, as organizações telefônicas, por onde toda esta fortuna passa; b) você poderia abater o seu Imposto de Renda, frente ao que você doou, vez que é um bem que chegou, no mínimo com os mesmos custos em suas mãos .
Ou é você que fabrica o dinheiro que você mesmo usa? c) dobraria, de cara os benefícios sociais, pois, acima de tudo, a Globo estaria pagando o seu imposto enorme, que ampliaria as dimensões dos cofres públicos, buscando, assim, soluções para os problemas sociais outros.
Finalmente, assusta-me ver pessoas sensíveis, inteligentes, preparadas, como, por exemplo, nossos artistas, se servirem simpaticamente a este circo, para que mantenham seus contratos, outra vez milionários, junto a que seria a maior e mais importante organização do ramo, não só no Brasil, mas talvez, em todo o mundo.
Já passa da hora de acelerarmos nosso processo de consciência e de não mais deixarmos nos levar por bandalheiras como esta. Precisamos compreender que a Globo se desespera e lança mão de tudo o que pode e que não pode para alcançar a cifra necessária para se livrar do pagamento do imposto. Realiza shows, campanhas, expõe seus artistas, compõe músicas, usa e abusa de meios e recursos, desde que seu plano diabólico seja cumprido, em nome da caridade, das crianças carentes e da minimização do sofrimento, da dor, da fome, da guerra e de outro males, que, em última análise, ela mesma, a Globo, produz e financia por meio de seu contexto, novelas, notícias, esportes, programas, personagens.
Afinal, somos um país moderno, jovem, em desenvolvimento. Governado por quem defende com unhas e dentes as condições de vida e a dignidade do trabalhador. Não é mesmo? Chega de sermos uma legião de idiotas, de facilmente usáveis nas mãos do neo-facismo humano e social que congrega a nossa sociedade inteira. Com cara de anjo, e, em nome do amor, da dignidade e da esperança. Esta palavra nobre, digna e que soa como música aos ouvidos de nossa gente tão boa. Mas tão ingênua.

Nenhum comentário: