sábado, 26 de setembro de 2009

MAIS UMA VEZ O ESPORTE. ECA!....


Aliás, fico me perguntando sempre qual é o grande sentido e a grande importância do esporte neste país? Ele parece ser mais importante do que a comida, a moradia, a educação, a saúde, o lazer. Outro dia, fiz uma pesquisa de observação que significou 24 horas de televisão ligada ininterruptamente. Neste tempo, entre notícias do esporte, partida de futebol, comentários sobre o assunto, chamadas de urgência sobre venda e preço de atleta (como historicamente se vendiam e compravam escravos, considerados como peças). Teve até um senhor que usou a expressão: "o valor da peça", referindo-se ao passe de um jogador brasileiro para um time europeu. Ao todo, das 24 horas, exatamente 10h e 46 minutos foi sobre esporte, o que é um absurdo, vez que vivemos numa realidade multiplamente complexa (o que envolve tantos outros segmentos igualmente importantes e que não podem ser tratados neste espço da mídia televisiva).

E, de mais a mais, ganhando ou perdendo no esporte, não muda nada de concreto na condição social e política, no real concreto da qualidade de vida das pessoas. Então, o porque desta palhaçada toda? Não quero dizer que o esporte não tenha a sua importância, seus pontos positivos e que não seja algo necessário, mas minha tese é de que, principalmente, o esporte tem esta importância porque:
a) facilita e muito o desprender do cidadão comum dos problemas reais, pois a cabala do esporte é fortíssima;

b) a presença, por exemplo, numa boa partida de futebol, com o indivíduo envolvido até a alma, dando murros e ponta-pés, chingando a mãe do juiz e os atletas adversários, tira de qualquer cidadão toda a capacidade crítica para brigar, de fato para o que lhe interessa, para o que lhe é de direito; com o que a trupe maldita do papai Lula se refastela toda;

c) quando sei que um atleta ganha milhões, e ele é meu ídolo, me envolvo tanto inconscientemente com isso que não ligo mais para o meu salário mínimo ou a minha situação de desempregado, pois mais forte que tudo, é a bandeira do time e a paixão que se estilhaça no meu peito. E o mesmo acontece com as mansões cinematográficas que eles compram e que são "nossas", com as viagens fantásticas que eles fazem e que nós, pobres coitados "vamos juntos";

d) a lição de subserviência e de disciplina animalesca que passam para todos, na medida em que o jogador tem que cumprir as normas que lhe foram impostas, sem questionar. Tem que ser passivo e subserviente para ter sucesso no jogo, o que pra mim é o pior de tudo.

Claro que os atletas privilegiados, os profissinais do esporte não vêm isto e não concordarão jamais, pois é com isto que conquistam status, fortuna, bem-estar e jamais vão dar a mão à palmatória em relação ao brutal crime que cometem durante suas vidas inteiras.

Eu próprio, trabalhei por 12 anos em Faculdades de Educação Física e sei o que aquilo significa em termos de lavagem cerebral. Acho mesmo que já passou da hora dos Galvões Buenos, dos Imperadores, Ronaldos, Romários...enfim, de toda a corja que se utiliza do esporte para matar, aos poucos a alma do povo, de darem um bom tiro de taurus 48 na própria cabeça.

Afinal, seria maravilhoso que seguissem o melhor exemplo que Ayrton Sena já pode dar a este país. Não é atôa, por exemplo, que o viaduto com o seu nome em Brasília, tenha, estrategicamente, uma curva bem no meio. Com esta "Tamburello" inconsciente, o fatídico governo do DF homenageia o povo que se livrou desta praga ....tão forte...

Nenhum comentário: