sábado, 31 de março de 2007

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL INCLUSIVA


QUALIDADE & PRODUTIVIDADE
PLANIFICAÇÃO GERENCIAL EEFICAZ
ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA

Objetivos:

Desenvolver programas de responsabilidade social inclusiva nas organizações, por meio da melhoria da produção e da produtividade, do atendimento ao público e do sistema organizacional como um todo, visando à busca da eficiência, da eficácia, da efetividade, da economicidade e da congruência destes serviços, com respostas técnicas, econômicas, humanas e sociais desejadas. E ainda, melhor administrar os conflitos, controlar o estresse funcional buscando a melhoria contínua da qualidade de vida no trabalho, e conseqüentemente, a lucratividade máxima dentro das atuais circunstâncias do mercado.

Correção de possíveis falhas e defasagens acumuladas para se programar, ao longo do processo a otimização dos trabalhos, seus processos e resultados no âmbito da empresa, considerando o seu pleno processo de crescimento em todos os sentidos. Para tal, serão utilizados os instrumentos da Metodologia do Planejamento Sistêmico-Contingencial com estratégias devidamente adequadas às especificidades e fins da organização, buscando sucesso e qualidade no processo cotidiano de resolução de problemas.

Exercitar a criatividade, a autonomia profissional, a visão de processos sistêmicos, de responsabilidade social e a assertividade (agilidade, presteza, objetividade) funcionais das equipes de trabalho de toda a organização com vistas a elaborar novos planos de atividades funcionais frente às perspectivas de crescimento da empresa e sua inserção no competitivo mercado e na área-fim de sua atuação.

Elaborar em conjunto e implantar o respectivo Código de Ética das Organizações, visando a uma ação mais eficiente, eficaz, efetiva e eticamente responsável no cômputo da organização para a excelência de seus produtos e serviços, maior amplitude possível dentro das dimensões do mercado, melhoria da imagem perante o público potencial e melhoria para a qualidade de vida interna e externa.


Aspectos a Serem Trabalhados:

01 – Assertividade funcional na correção de falhas e defasagens nos processos de atendimento ao público, produção, produtividade e desenvolvimento organizacional, com respostas satisfatórias e em consonância com os próprios meios gerenciais. Buscando o intercâmbio profissional e a melhor integração da equipe, criando co-responsabilidade pessoal e social, por isso, inclusiva, com o sucesso da profissional, técnico e econômico da organização.

02 – Importância da personalização psicológica e técnica dos serviços de atendimento, produção e produtividade em consonância com os corpos técnico e gerencial da empresa, definindo, na prática, os conceitos de eficiência, eficácia, efetividade, economicidade e congruência nas atividades organizacionais e para a plena utilização dos seus funcionários, gerenciando assim os possíveis conflitos e melhorando, por conseqüência, a qualidade de vida na organização, seus processos e resultados.

03 – Coletar os dados e diagnosticar as situações-problemas, com foco nas questões da excelência no trabalho e na responsabilidade social como um todo e nos processos organizacionais desencadeados para o desenvolvimento e crescimento qualitativo e quantitativo da organização, a maximização da produtividade/lucratividade em termos técnicos, econômicos, humanos e sociais.

04 – Apresentar a nova proposta de plano de ação com vistas a otimizar soluções para a problemática identificada com referência ao atendimento, planejamento e gerenciamento integral, gestão de conflitos, controle do estresse funcional, qualidade de vida, autonomia funcional, lucratividade e responsabilidade social da organização.

05 – Negociar com o grupo o programa de implantação, acompanhamento e continuidade da execução dos programas, do planejamento e do Código de Ética por meio de novos encontros, oficinas e supervisão “in loco” das atividades, processos desencadeados e resultados atingidos a partir do primeiro encontro de trabalho.

Metodologia a Implementar:

Workshop com programas de oficinas e exercícios teóricos e práticos de atendimento ao público, planejamento e gerenciamento organizacional, administração de conflitos, controle de estresse, qualidade de vida, produção, produtividade, lucratividade e responsabilidade social da organização, incluindo vivências individuais e grupais, dinâmicas de grupo, exercícios de corpo, toque, movimento ritmo e expressivo, massagem, respiração, alongamentos, máscaras plásticas corporais, psicodramas e sociogramas do ambiente de trabalho e suas confluências com a realidade específica com a qual se trabalha.
Levantamento inicial do diagnóstico situacional e do clima da organização, dando oportunidade a todos os presentes para externarem suas impressões, sentimentos, desejos e críticas; usando a técnica psicossomática do esvaziamento pessoal, criando assim uma situação pró-ativa para o pleno desenvolvimento dos trabalhos.
Todos os levantamentos considerados importantes na implementação do novo plano de trabalho e/ou do Código de Ética serão listados em “papel pardo” que ficará exposto e à disposição do grupo, podendo ser utilizado para registro de todos os participantes em quaisquer momentos em que julgarem oportuno.
Primeiro dia:

(Primeiro momento):

01 – Plano de abertura com apresentação do grupo (técnica específica de cochicho, integração, exercícios lúdicos e atividades afins) e levantamento das expectativas em elação ao evento, debate e esclarecimento prévio de todas as dúvidas acerca dos conceitos que serão trabalhados, a metodologia e os propósitos gerais do evento.

02 – Oficina de movimento rítmico e expressivo, música, alongamento, relaxamento e integração das pessoas, grupos e equipes de trabalho. Laboratório de assertividade para o funcionamento do workshop como exercício prático para a futura aplicação no dia a dia da empresa. Apresentação, negociação, emendas e aprovação das normas gerais de ação com vistas à responsabilidade de cada um em relação ao sucesso do trabalho como conseqüência óbvia do sucesso da empresa.
(Segundo momento):

03-Fundamentação teórico-prática das dimensões técnicas e psicológicas (personalização) e da eficiência técnica nos processos relacionais no trabalho. Exercício de leitura e análise crítica e comparativa texto/empresa a partir do estudo de A fábula dos porcos assados (José. Grisciliano).

04 – Visão global da organização e processos de intervenção positiva e negativa. Responsabilidades e papéis pessoais, humanos e sociais: motivação, integração e assertividade funcional. Técnicas de administração de conflitos: personalização, tipologias individuais e de grupos, relativização da competitividade e jogos de poder, controle do estresse, qualidade de vida, produção, produtividade com vistas à responsabilidade econômico-social em seu sentido pleno.
Estudo de caso como metodologia complementar e integrando o sociograma de um componente democraticamente escolhido no grupo. Debate sobre o sociograma realizado como forma de fixação do exercício e utilização posterior da técnica no campo de trabalho.

Segundo dia:

(Primeiro momento):

05 – Dinâmica de integração para abertura do dia. Levantamento das necessidades e problemas. Elaboração da planilha inicial do novo plano de trabalho (em papel pardo) a ser implantado. Discussão em grupos e análise das atitudes individuais e grupais e responsabilidades assumidas após o debate (almoço de integração).

(Segundo momento):

06 – Dinâmica de integração (exercícios diferenciados). Elencagem das propostas de solução para os problemas anteriormente levantados. Apresentação, debate e definição das políticas e diretrizes básicas a implementar. Participação ativa das pessoas e grupos gerando co-responsabilidade e motivação para com o sucesso dos novos empreendimentos, da organização como um todo e do plano de responsabilidade inclusiva.
Terceiro dia (opcional, podendo ser incluído no fechamento do segundo dia):

07 – Oficinas de corpo, entretenimento, lazer, integração e encerramento (uso de técnicas específicas). Fechamento do evento em grande estilo, estabelecimento de metas e o comprometimento de cada pessoa em termos dos objetivos a serem alcançados e anteriormente previstos.

Relatório Técnico e Programa de Acompanhamento:

O conjunto dos elementos levantados durante o workshop fará parte de um documento como prévia de relatório do plano de trabalho a ser discutido com a equipe em data posterior para ser implantado, supervisionado e acompanhado experimentalmente durante o presente exercício. Esta data será definida junto à gerência, o que constituirá, se necessário, um segundo encontro de aprofundamento do grupo dentro da metodologia a ser implantada ou a negociação de outro plano de trabalho, tais como planejamento das atividades, oficinas de acompanhamento e implantação gradativa de cada uma das etapas do programa, de acordo com as especificidades de cada caso e segundo os interesses mediatos e imediatos da Organização.

Programa de Trabalho:

Workshop com 20(vinte) horas-atividade consecutivas. Sugestão: sexta (noite), sábado (manhã e tarde) e domingo (manhã), 02 (dois) dias inteiros consecutivos ou outro cronograma a ser previamente negociado.
O evento deve ser transformado, gradativamente, no ambiente cotidiano que se espera na organização (técnica laboratorial), em função da produtividade, do bem-estar e qualidade de presença das pessoas como integrantes da posterior implantação dos programas estabelecidos com foco central na nova responsabilidade social inclusiva da organização, associada aos ganhos relativos à otimização da produção e da produtividade, a meta principal a ser atingida.
Realização integrada com lanches matutino, vespertino e almoço em conjunto no sábado (como sugestão para melhor integrar o grupo e motivá-lo para a maior eficiência do evento e seus resultados tanto humanos quanto organizacionais, produtivos e econômicos).

Material Necessário:

Suporte básico com material pedagógico xerografado – kits individuais com textos, pasta e caneta para uso individual.
Recursos alternativos (caso a caso: jornais e revistas usadas, papel pardo, pincéis atômicos, sucata, argila, outros instrumentos a escolher oportunamente, segundo disponibilidade, necessidade e interesse do grupo específico).
Exibição e comentário do Documentário/Empresarial: “Se careta matasse...” Com debate e relativização das questões do filme com os programas de atendimento/gerenciamento da Organização específica com foco na responsabilidade social no atendimento das pessoas.
Opcional: Exibição e debate do documentário “Ilha das Flores” no final do evento como caracterização do seu ‘megaprocesso’ de lazer e integração. TV, vídeo/DVD.Demais recursos conforme cada especificidade a ser trabalhada (negociar).

Currículum Simplificado do Facilitador:

Antonio da Costa Neto – Administrador, Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Políticas e Planejamento. Consultor e pesquisador na área de excelência no atendimento, planejamento, gestão, controle de estresse, qualidade de vida nas organizações, produção, produtividade e responsabilidade social das organizações.
Contatos: (61) 3274 27 55 / 8149 52 57 (62) 3206 66 86 -
antoniocneto@terra.com.br

Custos Operacionais, Data, Horários e Local: a combinar.





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