domingo, 11 de março de 2007

ENIGMAS E COMPLEXIDADES DO CÉREBRO HUMANO III




Pés no chão, cabeça nas estrelas e
mãos na massa...”
(Roy Cronne Smith)

Nas duas edições passadas, nós conversamos sobre teorias do cérebro e traçamos um rápido diagnóstico sobre as condições mentais de cada pessoa. Analisamos o desenvolvimento, funções e disfunções dos hemisférios direito e esquerdo e da porção central por meio do preenchimento e da análise do IRQMT. Agora, apresentamos uma série de sugestões de como você pode aprimorar a sua cabeça, buscando o equilíbrio perfeito entre as funções básicas do sentir, do pensar e do fazer, o que irá transformá-lo em um ser humano melhor, mais feliz, capaz de viver bem e contribuindo para que o mundo evolua de fato, em muitos dos seus aspectos e realidades.
Se você tem filhos, é educador ou trabalha com pessoas e equipes, experimente utilizar este referencial com elas. Veja como e porque uns aprendem mais facilmente por um ou por outro método. Perceba bem o que elas já sabem ou precisam aprender. As pesquisas têm demonstrado o quanto isto pode ajudar na eficiência, eficácia, sucesso das pessoas e melhorias nas suas relações, e, por conseqüência, do meio em que elas atuam e da sociedade como um todo. Colocamo-nos à disposição daqueles que desejarem se aprofundar no estudo do tema, bem como utilizá-lo em suas organizações, famílias ou escolas.
Conforme citamos no artigo anterior, devemos atingir a uma certa média, e, para melhor fazermos esta avaliação é importante que você tenha em mãos o seu teste devidamente resolvido. Vimos que o ideal é que todas as suas notas devam ser acima de 18 pontos e com uma diferença de 2 ou 3 pontos entre elas, o que demonstra a necessária proporcionalidade entre o pensar, o sentir e o fazer que é a base de sustentação mental necessária para o cidadão do terceiro milênio.
Se você tem menos de 18 pontos, significa que aquela parte do cérebro se mostra atrofiada, ou seja, com um desenvolvimento aquém da sua meta, do seu objetivo. Se for o hemisfério direito, o dos sentimentos e das emoções (representado pelo círculo), você deve se dedicar a atividades artísticas, sensitivas, ao belo, ao deleite. Assistir a espetáculos, dançar, se divertir, ler poesias, namorar, dedicar-se a um instrumento musical, por exemplo. Agora se a sua atrofia se encontra no hemisfério esquerdo, o lógico (o retângulo no teste), procure resolver cálculos, trabalhar com o computador, os registros gráficos, os exercícios de matemática, estatística, o jogo de xadrez ou a montagem de quebra-cabeças. E se for a parte central (identificada pelo triângulo), dedique-se a atividades práticas, trabalhos manuais, serviço de limpeza, montagem e conservação de arquivos, agendas, documentos, livros, viagens, compromissos, cumprimento de horários, etc.
Apresentando a igualdade ou a diferença de 1 ponto entre as áreas, escolha uma delas para se desenvolver e vá praticando diariamente os exercícios. Aconselhamos você a negociar com um exigidor as suas metas; uma pessoa da sua convivência e de total confiança que deverá conhecê-las e cobrar todos os dias a sua prática, pois somos constantemente traídos pelo jogo do inconsciente que quer que continuemos aniquilados, bobinhos e dependentes, pois assim continuaremos carentes, enfermos e manipuláveis, enriquecendo médicos, hospitais, patrões e trabalhando muito para não vermos nossa própria miséria.
Escolha o item do seu teste em que você se deu a nota 1 e estabeleça metas e estratégias para transformá-la em 3 e negocie isso com o seu exigidor, tentando cumpri-la no mais curto espaço de tempo possível, prosseguindo em seguida da mesma forma com os demais itens com a mesma nota.
Apresentamos a seguir um quadro de sugestões de programas e atividades que você pode seguir ou adaptar para melhorar o seu cérebro, sua vida e sua sociedade, que pode ser assim sintetizado:

PARA DESENVOLVER O HEMISFÉRIO ESQUERDO (Lógico):
Desenvolver a visão global da realidade e procurar a ver constantemente as coisas pelo seu aspecto sistêmico, ou seja, as suas interferências no todo social.
Exercitar-se na busca de razões, argumentos para defender uma causa, decisão e conclusões equilibradas com posicionamento contra ou a favor.
Desenvolver o espírito crítico, buscando identificar as causas, efeitos, processos e resultados dos fatos, bem como os seus componentes operacionais: O que é? Como e quando acontece? Para que e a favor de que e de quem? Quem se prejudica com ele. Refletir dialeticamente sobre os lados positivo e negativo de todas as coisas,
Desenvolver a autonomia do pensamento, tendo idéias próprias, independente de autores, escolas, partidos, tendências ou crenças da sociedade. Apreciar e desfrutar da música clássica.
Atualizar-se para acompanhar a evolução técnica, humana, social, econômica, ética e ecológica, das ciências e das idéias.
Fazer definições operacionais e apresentar os indicadores, com segmento lógico no que faz e, principalmente, para que fazer: associação de objetivos e metas.
Saber ser crítico de sua própria ciência e de suas próprias idéias, perceber as limitações, as entrelinhas, saber dialogar com jogo aberto.
Aprender ou aprofundar o conhecimento do uso do computador, conhecer e praticar os jogos do conhecimento objetivo como o xadrez, dominó, etc.
Comparar os resultados de cada atividade executada com as previsões que elaborou e aprender a corrigir possíveis falhas e defasagens.
Estudar gramática e consultar o dicionário. Ter uma segunda língua e executar a comunicação operacional com seqüência lógica oral e escrita, sabendo ouvir, interpretar e transmitir tanto a comunicação verbal como a não-verbal (do corpo).

PARA DESENVOLVER A PORÇÃO CENTRAL (Prática):
Desenvolver o tino administrativo, as técnicas de decisão e planejamento, administração, organização e mudança.
Aprender a controlar as emoções, a raiva, o estresse, a explosão, aprender técnicas de respiração, o que e como falar, quando calar, ter assertividade nas relações.
Saber como ganhar dinheiro nos negócios, agindo de forma ética, responsável e auferindo lucros legítimos nos tratos de comércio e troca.
Desenvolver a capacidade de esforço, concentração, produção e produtividade e de concretizar idéias, sair da teoria para a prática concreta.
Praticar esportes, fazer exercícios físicos ao ar livre: alongamentos, saltos, corrida, natação, jogos diversos.
Desenvolver o automatismo dos movimentos corporais e a coordenação motora fina de pernas, pés, braços, mãos e dedos, realizando exercícios de escrita, linha, traço, geometria.
Controlar a impulsividade, a agressividade, ser forte, corajoso, ousado, correr risco, cumprir horários e compromissos, refinar qualitativamente a sexualidade e o erotismo.
Buscar o gosto do mando e do risco, do exercício de lideranças, desenvolver a percepção seqüencial, a proporcionalização de meios e fins.
Desenvolver o empenho na sobrevivência, competição, produção, produtividade e amor ao trabalho.
Desfrutar de forma equilibrada e saudável a comida, a bebida, o vestuário. Aprofundar a emancipação da família e a auto-suficiência. Buscar o desfrute e o prazer naquilo que faz.

PARA DESENVOLVER O HEMISFÉRIO DIREITO (Emocional):
Desenvolver alguma atividade artística, o senso do estético e do belo: artes visuais (pintura, gravura, desenho, escultura); cênicas (teatro, dança, cinema); musicais (canto, orquestra, instrumentos).
Estudar e vivenciar alguma proposta mística, exercitar a espiritualidade, a fé, sem, necessariamente, qualquer vinculação religiosa).
Cultivar a beleza do silêncio, da solidão, a contemplação da natureza, exercitar-se no aprimoramento do senso estético. Melhor a própria imagem do ponto de vista estético: cores, roupas, bom gosto, cuidados.
Fazer exercícios d busca de soluções alternativas, desenvolvendo a imaginação, a fantasia, a intuição, o pensamento abstrato, a capacidade de inovação, iniciativa, criatividade e simultaneidade.
Cantar no chuveiro, ler poesia, apreciar letra, música e melodia, aprender a respiração diafragmática: inspira lenta e profundamente pelo nariz, prende o ar no diafragma e solta lentamente pela boca. Faça isto repetidas vezes.
Fazer alongamentos e ginástica com a finalidade de aprimorar a saúde e melhorar a estética do corpo, o controle do peso, a agilidade dos nervos, membros e músculos.
Realizar a decoração de ambientes, fazer arranjos florais, iquebana, desenvolver, sem medos ou preconceitos necessariamente ultrapassados o interesse por museus, exposições e mostras de arte e cultura.
Exercitar a criatividade, o senso estético, a presença de espírito, otimismo, bom humor, festividade e alegria. Praticar o romantismo, a empatia, a responsabilidade ecológica em todos os sentidos.
Expressar-se por meio da comunicação oral e escrita na forma de crônicas, poemas, declamação, biodança, yoga, expressão corporal ou trabalhos manuais artísticos.
Desenvolver a sensibilidade, o interesse pelas manifestações folclóricas, as artes populares, a simplicidade das coisas, a graça, a beleza, as manifestações de amor, carinho e atenção pelo outro, sem distinções.

Claro que você não vai negar a sua personalidade, seja lógica, emocional ou prática. Não se trata disso. O que se quer aqui é alertar para a necessária proporcionalidade, agregando sempre a emoção, o sentimento, a beleza, à lógica, o conhecimento, a razão, com sentido prático, operacional e de resultados. E não, como até hoje, considerando apenas os resultados, sem se preocupar com o restante, criando o caos no mundo, a miséria, a fome, a opressão, a degradação da natureza, o aquecimento global, a violência.
Se começarmos a agir assim, mudaremos a nós mesmos, nossas famílias, equipes de trabalho, comunidades. Enfim, estaremos dando a contribuição para melhorar o mundo, garantindo a sustentabilidade da vida para as gerações de um futuro bastante próximo, também para muitos de nós. Precisamos integrar as pessoas, com equipes multidisciplinares de cérebro direito, esquerdo e prático e não só de seres lógicos, operacionais, competentes, mas frios, calculistas e distantes. As escolas precisam entender que as pessoas aprendem diferentemente por métodos personalizados, para fins distintos e para um mundo complexo e não mais, linear e fragmentado que morreu nos anos 60.
Não dá mais para vestir a mesma camisa de força em todo o mundo, o que, além de uma crueldade, é um crime sem proporções. Agrupe os artigos sobre os enigmas do cérebro das três últimas edições, faça as cópias e saia por aí formando opiniões, provocando sorrisos e ensinando as pessoas a serem inteiras e felizes. Não viemos ao mundo a passeio. Precisamos fazer a nossa parte. E se você tem este conhecimento, a responsabilidade passa a ser também sua: “Pés no chão, cabeça nas estrelas e mãos na massa.” Com certeza.
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