Na publicação anterior fizemos um rápido paralelo entre as questões e propostas teóricas sobre pesquisas e estudos feitos com referência à evolução do cérebro humano, tanto no âmbito das neurociências, quanto da psicologia transpessoal. Vamos agora mergulhar na sua cabeça. Conhecer um pouco mais do seu histórico, seus processos. Você é mais prático, mais racional ou mais afetivo? Em que ciclos de vida você mudou a sua concepção mental? A sua cabeça é mais parecida com a do seu pai ou da sua mãe? Ou de nenhum dos dois? Por que a sua cabeça é diferente da dos seus irmãos? Por que você tem mais facilidade ou dificuldade para certas tarefas ou mesmo a compreensão de certos fatos, fenômenos ou conceitos?
Podemos iniciar um processo de respostas para todas e estas e outras perguntas, dando o primeiro passo com a resolução do teste simplificado que apresentamos em seguida. E, é claro, com a devida análise e compreensão dos seus resultados. Na próxima publicação, concluiremos esta série com sugestões de o que e como você deve fazer para melhorar a sua cabeça, corrigir possíveis falhas ou disfunções, conseguindo assim conquistas, sucessos e prazer de uma vida individual e socialmente plena acolhedora, feliz e satisfatória na medida do possível, é claro.
Identificamos este teste como sendo o ÍNDICE REVELADOR QUOCIENTE MENTAL TRIÁDICO, ou seja, um referencial de análise das condições dos seus três cérebros, ou das suas necessárias capacidades para sentir, raciocinar e fazer as coisas; o que de certa forma, determina a possibilidade de viver com melhor qualidade neste mundo caótico em que estamos. Desenvolvendo, assim, a capacidade individual para resolver os problemas de forma amena, inteira, sensível, eficaz, e, principalmente, sustentável.
Observe bem a lista dos itens abaixo. Leia calma e atentamente cada uma das questões, e, em seguida, faça a sua auto-avaliação, escrevendo no espaço indicado após a sigla correspondente, seja: ESQ (esquerdo); CEN (central) e DIR (direito), (o que, por mera convenção foram as formas que encontramos para identificar as partes que compõem o nosso cérebro) a nota que você julga merecer, de forma honesta e sincera, considerando:
· Nota 1 – se você considera o item em sua totalidade muito difícil ou se não for da sua simpatia pessoal: trata-se de coisas que, efetivamente, você não gosta de fazer ou saber.
· Nota 2 – se considerá-lo como um fator intermediário; um meio termo, nem fácil e nem difícil, ou algumas coisas fáceis e outras, nem tanto.
· Nota 3 – se você gostar muito dos itens específicos. Achar fácil a realização de todos eles, ou seja, trata de coisas de sua predileção, que dão prazer em conhecê-las ou realizá-las. Tudo certo? Compreendeu bem?
Feito isto, você irá somar todos os pontos que fez em cada um dos desenhos – retângulo, triângulo ou círculo – colocados na parte inferior do quadro, e, a partir daí, vamos para a avaliação final, para o conhecimento do histórico da sua cabeça. Dê agora a nota a cada um dos itens, e, em seguida, apresente a soma dos totais:
1. Observar, examinar, entender logo____________________ESQ____
2. Programar, fazer planos, mandar_____________________CEN____
3. Ter devoção, fé, religião____________________________DIR____
4. Saber jogos, ser alegre, lúdico________________________DIR____
5. Discutir, defender-se com palavras, sem brigas____________ESQ____
6. Sentir, adivinhar o que vai acontecer___________________DIR____
7. Ser afetivo, carinhoso______________________________DIR____
8. Saber falar, ter expressão, eloqüência___________________ESQ____
9. Fazer gestos com o rosto e o corpo_____________________DIR____
10. Colocar-se na situação do outro para entendê-lo___________DIR____
11. Julgar, avaliar o certo e o errado______________________ESQ____
12. Explicar tudo tim-tim por tim-tim_____________________ESQ____
13. Fazer bons negócios, ganhar_________________________CEN____
14. Inventar jeitos novos de fazer as coisas__________________DIR____
15. Pensar antes de fazer alguma coisa_____________________ESQ____
16. Estudar por meio de experiências______________________ESQ____
17. Fazer trabalhos manuais____________________________CEN____
18. Prestar atenção, ficar quieto_________________________CEN____
19. Organizar, cuidar de livros, roupas, objetos_______________CEN____
20. Arrumar-se bem, gostar do que é bonito_________________DIR____
21. Ser o primeiro a arriscar-se em tudo____________________CEN____
22. Notar defeitos, fazer críticas__________________________ESQ____
23. Pensar e fazer, terminar o que começa__________________CEN_____
24. Preocupar com o futuro, preparar-se___________________DIR_____
25. Saber usar aparelhos eletro-eletrônicos_________________CEN_____
26. Trabalhar bastante e bem__________________________CEN_____
27. Fazer cálculos, saber lidar com contas e números___________ESQ_____
Total dos Pontos: ESQ________DIR______
CEN_______
01 – Claro que você já entendeu que o ESQ representa o lado esquerdo do cérebro, ou o seu lado racional, lógico, intelectivo, de aprendizagem e teorização. O CEN é o lado prático, da ação, do fazer, do comportamento, da produção. E o DIR é o lado direito, o das emoções, das sensações, o prazer, a sensibilidade; o sentir, tão desprezado pela nossa cultura capitalista.
02 – O lado em que você conseguiu o maior número de pontos constitui o aspecto predominante em sua personalidade: sensitiva, racional ou prática. Sendo que o empate ou aproximação muito grande (diferença de 1 ponto) entre um lado e outro é altamente prejudicial, detectando o que chamamos de PARALISIA MENTAL, o que requer o imediato desenvolvimento de uma das partes envolvidas, o que poderá retardar o seu processo de desenvolvimento nas áreas atingidas..
03 – O máximo que você poderá ter feito é de 27 pontos em cada lado, o que significa uma GENALIDADE ABSOLUTA, ou a capacidade plena de desenvolver atividades naquela área específica: emocional, dos artistas, dos místicos e sensitivos; lógica, dos intelectuais, filósofos e pensadores; ou prática, dos executivos e trabalhadores do campo operacional, por exemplo. E o mínimo é 09 pontos, o que caracteriza a DEBILIDADE MENTAL, pois seu cérebro parou no tempo e no espaço, não deixando desenvolver as suas aptidões naqueles campos mentais .
04 – A média, ou A NORMALIDADE está entre os 18 e 22 pontos, considerando apenas o aspecto quantitativo, pois devemos considerar aquantidade e a qualidade que aqui significa a diferença ideal de 2 0 3 pontos dentre as áreas do encéfalo. Sendo que de 10 a 18 pontos é a ATROFIA MENTAL – desenvolvimento abaixo da normalidade - e de 23 a 26 pontos, consideramos a GENIALIDADE RELATIVA, que é o que de fato buscamos: pessoas com a capacidade para pensar, sentir e fazer acima da média, sendo, portanto, aptas para atuar satisfatoriamente em relação à complexidade dos problemas do mundo de hoje.
05 – Cuidado com as diferenças, pois o mundo requer seres proporcionais, equilibrados, sendo nocivas as desigualdades gritantes e que precisam ser concertadas com a urgência possível. Assim, se você notou uma diferença maior do que 4 pontos entre um lado e o outro, cuidado, você entrou no plano da ESQUISITICE MENTAL, associada à genialidade, ao incomum, à especialidade demasiada, o que não é bom. É preciso então investir no lado mais fraco, reduzindo esta diferença. Se, pelo contrário, a diferença for menor que 02, fica caracterizada a PARALISIA MENTAL, com forças iguais contrárias que se anulam mutuamente, coibindo e prejudicando a sua ação, pois enquanto uma puxa para o sim, a outra empurra para o não deixando você neutro em suas ações, pensamentos ou sentimentos.
O ideal, portanto, é que cheguemos a uma avaliação com índices de 18 pontos acima e com a diferença de 02 ou 03 pontos entre eles, o que dará ao indivíduo uma confortável sensação de espaço claro e definido, de uma certa oxigenação entre o pensar, o sentir e o agir, levando à assertividade e à responsável e a uma conduta plena, frente a ele mesmo, à sociedade e à vida. Veja finalmente se você é portador de alguma das disfunções: paralisia, atrofia ou mesmo a esquisitice mental. Se seu caso for de genialidade, parabéns, você é um privilegiado pela vida. Debilidade certamente você não tem, senão não teria chegado até aqui.Não se assuste e nem fique triste, pois quando o teste é feito com seriedade, mais de 98% das pessoas, temos uma ou mais delas. O importante é conhecê-las, aceitá-las, amorizá-las e se propor a corrigir a cada uma. É para isto que a educação, a escola, a psicologia e os programas terapêuticos e culturais existem. E na publicação seguinte vamos tentar facilitar este processo de novas buscas para mais felicidade, orientado você para, a partir deste diagnóstico, possam ser tomadas as providências corretivas para o desenvolvimento e a melhoria da sua mente, idéias, ações e qualidade de vida.
Podemos iniciar um processo de respostas para todas e estas e outras perguntas, dando o primeiro passo com a resolução do teste simplificado que apresentamos em seguida. E, é claro, com a devida análise e compreensão dos seus resultados. Na próxima publicação, concluiremos esta série com sugestões de o que e como você deve fazer para melhorar a sua cabeça, corrigir possíveis falhas ou disfunções, conseguindo assim conquistas, sucessos e prazer de uma vida individual e socialmente plena acolhedora, feliz e satisfatória na medida do possível, é claro.
Identificamos este teste como sendo o ÍNDICE REVELADOR QUOCIENTE MENTAL TRIÁDICO, ou seja, um referencial de análise das condições dos seus três cérebros, ou das suas necessárias capacidades para sentir, raciocinar e fazer as coisas; o que de certa forma, determina a possibilidade de viver com melhor qualidade neste mundo caótico em que estamos. Desenvolvendo, assim, a capacidade individual para resolver os problemas de forma amena, inteira, sensível, eficaz, e, principalmente, sustentável.
Observe bem a lista dos itens abaixo. Leia calma e atentamente cada uma das questões, e, em seguida, faça a sua auto-avaliação, escrevendo no espaço indicado após a sigla correspondente, seja: ESQ (esquerdo); CEN (central) e DIR (direito), (o que, por mera convenção foram as formas que encontramos para identificar as partes que compõem o nosso cérebro) a nota que você julga merecer, de forma honesta e sincera, considerando:
· Nota 1 – se você considera o item em sua totalidade muito difícil ou se não for da sua simpatia pessoal: trata-se de coisas que, efetivamente, você não gosta de fazer ou saber.
· Nota 2 – se considerá-lo como um fator intermediário; um meio termo, nem fácil e nem difícil, ou algumas coisas fáceis e outras, nem tanto.
· Nota 3 – se você gostar muito dos itens específicos. Achar fácil a realização de todos eles, ou seja, trata de coisas de sua predileção, que dão prazer em conhecê-las ou realizá-las. Tudo certo? Compreendeu bem?
Feito isto, você irá somar todos os pontos que fez em cada um dos desenhos – retângulo, triângulo ou círculo – colocados na parte inferior do quadro, e, a partir daí, vamos para a avaliação final, para o conhecimento do histórico da sua cabeça. Dê agora a nota a cada um dos itens, e, em seguida, apresente a soma dos totais:
1. Observar, examinar, entender logo____________________ESQ____
2. Programar, fazer planos, mandar_____________________CEN____
3. Ter devoção, fé, religião____________________________DIR____
4. Saber jogos, ser alegre, lúdico________________________DIR____
5. Discutir, defender-se com palavras, sem brigas____________ESQ____
6. Sentir, adivinhar o que vai acontecer___________________DIR____
7. Ser afetivo, carinhoso______________________________DIR____
8. Saber falar, ter expressão, eloqüência___________________ESQ____
9. Fazer gestos com o rosto e o corpo_____________________DIR____
10. Colocar-se na situação do outro para entendê-lo___________DIR____
11. Julgar, avaliar o certo e o errado______________________ESQ____
12. Explicar tudo tim-tim por tim-tim_____________________ESQ____
13. Fazer bons negócios, ganhar_________________________CEN____
14. Inventar jeitos novos de fazer as coisas__________________DIR____
15. Pensar antes de fazer alguma coisa_____________________ESQ____
16. Estudar por meio de experiências______________________ESQ____
17. Fazer trabalhos manuais____________________________CEN____
18. Prestar atenção, ficar quieto_________________________CEN____
19. Organizar, cuidar de livros, roupas, objetos_______________CEN____
20. Arrumar-se bem, gostar do que é bonito_________________DIR____
21. Ser o primeiro a arriscar-se em tudo____________________CEN____
22. Notar defeitos, fazer críticas__________________________ESQ____
23. Pensar e fazer, terminar o que começa__________________CEN_____
24. Preocupar com o futuro, preparar-se___________________DIR_____
25. Saber usar aparelhos eletro-eletrônicos_________________CEN_____
26. Trabalhar bastante e bem__________________________CEN_____
27. Fazer cálculos, saber lidar com contas e números___________ESQ_____
Total dos Pontos: ESQ________DIR______
CEN_______
01 – Claro que você já entendeu que o ESQ representa o lado esquerdo do cérebro, ou o seu lado racional, lógico, intelectivo, de aprendizagem e teorização. O CEN é o lado prático, da ação, do fazer, do comportamento, da produção. E o DIR é o lado direito, o das emoções, das sensações, o prazer, a sensibilidade; o sentir, tão desprezado pela nossa cultura capitalista.
02 – O lado em que você conseguiu o maior número de pontos constitui o aspecto predominante em sua personalidade: sensitiva, racional ou prática. Sendo que o empate ou aproximação muito grande (diferença de 1 ponto) entre um lado e outro é altamente prejudicial, detectando o que chamamos de PARALISIA MENTAL, o que requer o imediato desenvolvimento de uma das partes envolvidas, o que poderá retardar o seu processo de desenvolvimento nas áreas atingidas..
03 – O máximo que você poderá ter feito é de 27 pontos em cada lado, o que significa uma GENALIDADE ABSOLUTA, ou a capacidade plena de desenvolver atividades naquela área específica: emocional, dos artistas, dos místicos e sensitivos; lógica, dos intelectuais, filósofos e pensadores; ou prática, dos executivos e trabalhadores do campo operacional, por exemplo. E o mínimo é 09 pontos, o que caracteriza a DEBILIDADE MENTAL, pois seu cérebro parou no tempo e no espaço, não deixando desenvolver as suas aptidões naqueles campos mentais .
04 – A média, ou A NORMALIDADE está entre os 18 e 22 pontos, considerando apenas o aspecto quantitativo, pois devemos considerar aquantidade e a qualidade que aqui significa a diferença ideal de 2 0 3 pontos dentre as áreas do encéfalo. Sendo que de 10 a 18 pontos é a ATROFIA MENTAL – desenvolvimento abaixo da normalidade - e de 23 a 26 pontos, consideramos a GENIALIDADE RELATIVA, que é o que de fato buscamos: pessoas com a capacidade para pensar, sentir e fazer acima da média, sendo, portanto, aptas para atuar satisfatoriamente em relação à complexidade dos problemas do mundo de hoje.
05 – Cuidado com as diferenças, pois o mundo requer seres proporcionais, equilibrados, sendo nocivas as desigualdades gritantes e que precisam ser concertadas com a urgência possível. Assim, se você notou uma diferença maior do que 4 pontos entre um lado e o outro, cuidado, você entrou no plano da ESQUISITICE MENTAL, associada à genialidade, ao incomum, à especialidade demasiada, o que não é bom. É preciso então investir no lado mais fraco, reduzindo esta diferença. Se, pelo contrário, a diferença for menor que 02, fica caracterizada a PARALISIA MENTAL, com forças iguais contrárias que se anulam mutuamente, coibindo e prejudicando a sua ação, pois enquanto uma puxa para o sim, a outra empurra para o não deixando você neutro em suas ações, pensamentos ou sentimentos.
O ideal, portanto, é que cheguemos a uma avaliação com índices de 18 pontos acima e com a diferença de 02 ou 03 pontos entre eles, o que dará ao indivíduo uma confortável sensação de espaço claro e definido, de uma certa oxigenação entre o pensar, o sentir e o agir, levando à assertividade e à responsável e a uma conduta plena, frente a ele mesmo, à sociedade e à vida. Veja finalmente se você é portador de alguma das disfunções: paralisia, atrofia ou mesmo a esquisitice mental. Se seu caso for de genialidade, parabéns, você é um privilegiado pela vida. Debilidade certamente você não tem, senão não teria chegado até aqui.Não se assuste e nem fique triste, pois quando o teste é feito com seriedade, mais de 98% das pessoas, temos uma ou mais delas. O importante é conhecê-las, aceitá-las, amorizá-las e se propor a corrigir a cada uma. É para isto que a educação, a escola, a psicologia e os programas terapêuticos e culturais existem. E na publicação seguinte vamos tentar facilitar este processo de novas buscas para mais felicidade, orientado você para, a partir deste diagnóstico, possam ser tomadas as providências corretivas para o desenvolvimento e a melhoria da sua mente, idéias, ações e qualidade de vida.
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