sexta-feira, 9 de abril de 2021

A CRIANÇA SABE... UM FANTÁSTICO ESTUDO DO SOCIOGRAMA FAMILIAR



 

 A CRIANÇA SABE... UM FANTÁSTICO ESTUDO DO SOCIOGRAMA FAMILIAR

Estudo, há anos uma técnica que chamamos de Sociograma familiar, ou familiograma e nela descobrimos que:
01 - A criança sabe de tudo, nós, adultos é que subestimamos esta sabedoria e que todas as vezes que fazemos isso dá errado. Se o pai do Henrry tivesse ouvido a súplica para ficar com ele mais um dia, nada disso teria acontecido.
02 - A intuição da criança é fortíssima, o hemisfério direito dela está intacto, perfeito e ela sintoniza tudo. Se a criança quer ou não quer isso ou aquilo, observe bem. Se ela gosta muito ou rejeita aquela pessoa, pode saber que não é por acaso que isto acontece. Tenha a sensibilidade de tomar os cuidados.
03 - Meninos se ligam nas mães e competem cegamente com os pais, e lógico, muito mais ainda com os padrastos. O mesmo acontece com as meninas que se ligam mais nos pais e competem com as mães e muito mais com asmadrastas. Este é o princípio freudiano que define a libido, a sexualidade (hetero, homo, bi, etc.) e todas as relações dela com as pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto por toda a vida, incluindo amores, ódios, prazeres, sofrimentos, subserviência, domínios, consensos e conflitos. Sutilezas ou desavenças neste campo durante a vida intrauterina e a primeira infância (de 0 a 5 anos) é que vão definir todas as relações da vida daquela pessoa. Isto é muito sério e delicado e a maioria dos pais e educadores são absolutamente ignorantes neste sentido o que gera pequenas e grandes tragédias, infelizmente.
04 - A pessoa mais importante para a criança, o seu grande mito e ídolo é o pai do sexo oposto ( para a menina é o pai e para o menino é a mãe) e este é um entendimento sutil e fundamental em termos do diálogo, do carinho, do afeto, da atenção. A criança "enlouquece" quando esta situação é colocada em risco e a não percepção disso, por ignorância ou insensibilidade dos pais, dos responsáveis e dos educadores é uma verdadeira catástrofe humana, social, responsável por tragédias, dores e sofrimentos para a grande maioria das pessoas por toda uma vida e o que é pior, é passado para gerações e gerações sem fim, num ciclo vicioso quase que interminável.
05 - País, avós, professores morrem e deixam aí seus descendentes cometendo erros e provocando sofrimentos que eles causam nas pessoas enquanto crianças. O que você faz hoje com seus filhos, companheiros, amigos, colegas, etc. é o fruto do que, consciente ou inconscientemente vc recebeu dos seus pais que receberam dos seus bisavós, que receberam dos seus trisavós e por aí vai. Uma questão mal resolvida há séculos com seu antepassado pode estar sendo repassado agora para alguém aqui e agora e será repassado para a geração futura, como um vírus, com suas variantes de pessoa para pessoa. Uma pandemia milenar e devastadora causada pela extrema ignorância tão fácil de ser superada.
06 - O simples desenho do sociograma famíliar e o seu cuidadoso desdobramento irá ajudar muito na solução desta problemática devastadora. Podemos fazer isso quando você quiser. Venho acumulando experiências em escolas, grupos familiares, conselhos tutelares, instituições de assistência a crianças e até empresas e outras organizações.
Não tenha medo de ser feliz e de promover a felicidade das pessoas. Os desafios porque passa o mundo requer de cada um de nós este tipo de posicionamento.

Antonio da Costa Neto
Institutohumanizar
antoniodacostaneto@gmail.com
61 99832 25 37

Nenhum comentário: