GESTÃO MUNICIPAL:
MODERNIZAÇÃO ADMINISTRAVIVA DE PREFEITURAS
Partindo-se do novo referencial das políticas públicas de que o Município é, de fato, a única
esfera concreta em termos de gestão pública pois é nele que estão as pessoas e que os
problemas existem, há, igualmente, uma nova preocupação em se repensar a ação política
para este tipo de gestão, requerendo, portanto, um novo paradigma de gerenciamento
municipal, cujos instrumentos e referenciais aqui apresentamos.
De um modo geral os modelos de gestão de prefeituras, notadamente, com referência às
cidades do interior não evoluem há décadas. Enquanto as tecnologias mudam, as políticas
humanas e sociais avançam nossas prefeituras continuam sendo geridas dentro de
concepções muito mecânicas, fechadas, pequenas, dicotômicas, negando a globalidade e as
formas sistêmicas de pensar e de fazer as coisas, daí as crises, os problemas, as dificuldades,
enfim, os males que precisam ser superados com a máxima urgência.
Repensar a questão da gestão, a multiplicidade, a democracia, a economicidade frente à
carência gradual de meios e recursos é, justamente, a tônica do presente trabalho.
Modernizar técnicas, facilitar acessos, reduzir burocracias, ampliar o horizonte da gestão
rumo à melhoria da qualidade de vida das pessoas pela via da gestão, especialmente, do
executivo municipal é, justamente, a proposta do que aqui buscamos facilitar.
Governar o município para as pessoas, reconduzir e ampliar a questão da ética, fundir
princípios democráticos, modernizar técnicas, humanizar processos com uma nova
roupagem profunda e ecológica nos fatores infra-estruturais, na educação, na saúde, no
saneamento, no planejamento, na economia e nas políticas públicas do governo, é, enfim, a
nosso ver, a melhor forma de governar nossas cidades que é o que aqui buscamos.
OBJETIVOS
Qualificar as pessoas para o efetivo exercício moderno, atual, democrático, ético e
econômico para a gestão municipal, atendendo aos desafios do III milênio e, com vistas à
superação da crise porque passa tais organizações dentro do atual momento histórico
brasileiro.
Elaborar, em conjunto, um Novo Plano Gestor do Município, assessorando a
implementação de renovadas políticas públicas fundamentadas na ética, na eficiência e no
compromisso dos gestores municipais e seus assessores diretos, indiretos, auxiliares e
pessoal técnico, adotando uma nova metodologia de ação neste sentido.
METODOLOGIA
A presente proposta de trabalho parte de um modelo sistêmico, generalista, de base
comum, que, caso a caso se diversifica de conformidade com os sistemas com os quais se
trabalha, considerando a realidade da prefeitura, o tamanho da cidade, a complexidade dos
problemas e a linha de governo adotada naquele momento. Desta forma, as palestras, os
workshops e os planos de trabalhos se diversificam em relação às temáticas trabalhadas,
tendo sempre como base: a) a visão sistêmica; b) os métodos ativos de aprendizado com
indução e dedução (simultâneas); argumentação, sistematização e conclusão de
aprendizagem e de aplicação dos métodos e processos; c) dinâmica de grupo explícita;
estudos de casos; iniciação à pesquisa, coleta de dados, diagnóstico, implementação
experimental com acompanhamento e feedback contínuo de todos os processos. Uso de
textos, vídeos, documentários e demais técnicas de enriquecimento do processo e do
produto do ensino, da aprendizagem e da implementação da proposta.
PÚBLICO ALVO
- Prefeitos, vereadores, gestores municipais, assessores, coordenadores, técnicos e gerentes
de projetos e demais profissionais diretos e indiretos da gestão municipal.
- Servidores em geral, com grupos representativos dos vários segmentos e dos níveis
hierárquicos diversos de cada instituição efetivamente trabalhada.
Servidores públicos em cargos de assessorias, gerencia, projetos diversos. E equipes
diversificadas de trabalho, assistência e apoio.
- Grupos representativos dos vários níveis hierárquicos, segmentos e áreas de trabalho da
organização específica, e, especialmente, munícipes e/ou representantes de interesse na
gestão pública municipal.
PROGRAMAÇÃO
Concepções e modelos de planejamento e gestão pública municipal – principais
vantagens, desvantagens e métodos de implementação devidamente
apropriados.Propostas, mudanças e elaboração de planos organizacionais dentro
dos critérios da modernidade.
Concepções e necessidades de mudanças de paradigmas dentro dos processos de
planejamento e gestão: Antigo modelo Estrutural-Funcionalista (definitivamente
superado e a Proposta de Novas Arquiteturas para a Modernização da Gestão
Municipal a ser implementada como perspectiva de sucesso .
Conhecendo as pessoas e formando equipes de trabalho otimizadas, considerando:
as diferenças individuais, aspectos personalísticos, jogos de poder, relações
humanas, dificuldades, facilidades, intermediando a relação da pessoa ao trabalho,
seus objetivos e metas com vistas à plena satisfação de todos.
Fases, etapas, ciclos e mine ciclos do Novo Plano Gestor do Município com busca
do entendimento de atividades técnicas e políticas e foco no Processo de Tomada
de Decisões.
Coleta de dados e levantamento de necessidades e problemas.
Priorização e análise processual dos problemas para o profundo entendimento dos
aspectos multifatoriais com os quais trabalhar.
Elaboração das Matrizes Vetoriais de Problemas e Operações para a definição de
Políticas & Diretrizes para o novo Plano de Ação a ser implementado.
Implantação, acompanhamento, feedback e retroalimentação contínua dos
processos e resultados.
Facilitador e Responsável pelo Projeto:
Antonio da Costa Neto – administrador e licenciado em Letras
pela PUC/GO. Especialista em Gestão Humana, Planejamento e
Administração Empresarial e Processos de Administração
Pública. Mestre em Políticas e Administração da Educação pela
Universidade Católica de Brasília – UCB. Autor da Metodologia
de Planejamento Sistêmico Contingencial aplicado aos processos
de gestão empresaria e administração pública. É pesquisador e
conferencista nas áreas de educação, atualização de professores,
mudanças organizacionais. Desenvolve projetos de consultorias,
intervenções organizacionais e educacionais. Autor de vários
livros e artigos científicos nas áreas de educação e gestão. Escreve
publica no blog: mudandoparadigmas.blogpspot.com
Datas previstas:
Palestras demonstrativas gratuitas que poderão ser ministradas por meio de solicitação
prévia de conformidade com o interesse da Prefeitura. Agende a sua em tempo hábil
junto ao Espaço Multiplicidade.
Workshops: intensivos com 40 horas/atividade previstas para, em princípio, sextas
à noite, sábados o dia todo e domingos até às 14:00h (podendo, de acordo com
negociações serem agendadas outras propostas: durante a semana, etc.).
Implementação: negociada caso a caso, de conformidade com as áreas de trabalho e
a complexidade da situação específica.
Investimento:
Palestra com o pagamento das despesas (se houver). Workshop: R$ 3000,00 + despesas a negociar,
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