Planejamento Sistêmico-Contingencial
Consiste numa nova abordagem metodológica, uma evolução técnica e operacional do Planejamento Estratégico que visa a busca de soluções plenamente assertivas com mais ação permanente, produtividade, lucro, bem-estar, alegria, responsabilidade ecológica para a superação das crises hoje comuns tanto aos órgãos públicos, bem como empresas, Ongs e escolas.
A abordagem consiste na ação simultânea entre sistema e contingência, ou seja, considerando ao mesmo tempo a parte e o todo, tendo como base os referencias das táticas holísticas para a solução dos vários problemas organizacionais e gerenciais. Considera e inclui o teor ideológico da ação, as diferenças e motivações individuais, os jogos de poder, a competitividade humana, articulando esforços para somá-las num processo de ganhos contínuos para todas as organizações, a sociedade, as pessoas.
Fundamenta-se na pesquisa e no diagnóstico das necessidades e problemas organizacionais em termos de: a) recursos e condições disponíveis e necessários; b) objetivos e metas da organização, das equipes, grupos e pessoas; c) tipologias de grupos e subgrupos; d) processos de poder e armadilhas do inconsciente; e) propostas de ações e resultados esperados.
Finalmente, é feita a análise processual dos problemas em termos de causas/efeitos/processos/resultados e montada a matriz vetorial de problemas e operações; definindo um cronograma complementar de trabalho com ações para o pleno benefício organizacional como um todo, tendo em vistas a sobrevida da organização, a otimização da produção, da produtividade, do lucro e da qualidade de vida das pessoas e da sociedade de uma forma global, permanente e contínua.
O grande diferencial do Planejamento Sistêmico está justamente em complementar o processo com o lerevantamento de políticas e diretrizes de ação absolutamente assertivas e "otimizadoras" de todas as situações globais e específicas que envolvem a situação em que se trabalha.
Os planejamentos convencionais facilitam a proposição de medidas estanques que podem ser muito boas para determinados aspectos, sendo, possivelmente, péssimas para outros. O segredo está no princípio filosófico do "pense globalmente e atue localmente, e, ao mesmo tempo, pense localmente e atue globalmente" , intermediando ações sucessivas que envolvem o todo e suas partes, fazendo que todos ganhem, todos se beneficiem - não de forma igual - o que é absolutamente impossível - mas gerando uma proporcionalidade entre capital e trabalho, empregador e empregado, considerando a inserção de ambos em realidades complexas que envolvem o humano, o social, o técnico, o ecnômico, o produtivo, o político, o cultural e o ecológico.
No planejamento Sistêmico-Contingencial só se aplica o que beneficia ampla e concomitantemente todos estes aspectos, gerando um processo contínuo de um fazer e de um pensar que, necessariamente, leva as pessoas a crescerem, a se desenvolverem e a serem melhores seres humanos mais abertos, mais flexíveis, bondosos, complascentes, eficientes, eficazes, econômica, técnica, humana e socialmente responsáveis.
É, enfim, um procedimento técnico e metodológico que prioriza a melhora qualitativa e quantitativa da empresa, do órgão, da produção e do lucro, mas inclui, ao mesmo tempo e na mesma importância, a melhoria dos processos, das mentes, da realidade circundante, da paz, da harmonia e da tão sonhada qualidade de vida a que todos temos direitos e buscamos cegamente em todos os dias em que permanecemos vivos.
É uma saída para superarmos as profundas crises do mundo. Ou pensamos juntos e construimos em conjunto para a solução dos problemas do mundo ou estaremos condenados à desgraça eterna da miséria, da incompetência, da fome, da ignorância, sendo obrigados a "viver morrendo" e, pior que isto, morrer sem ter vivido.
Nossa meta é contribuir com a sua organização, com as pessoas que cercam você, e, finalmente, com a sua qualidade de vida.
Empresas, organizações, órgãos públicos e escolas interessadas poderão fazer contatos por meio de: antoniocneto@terra.com.br (61) 3274 27 55.